Notícias ABRAS
02/03/2012 12:40 - Marcas ícones continuam a liderar as vendas
A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) premiou ontem as marcas que foram líderes de vendas em seus respectivos segmentos ao longo de 2011. Para chegar ao resultado, a consultoria Nielsen coletou informações nos principais supermercados do País, responsáveis por 70% do faturamento do setor, entre janeiro e novembro do ano passado. A premiação englobou 220 subcategorias de produtos, dispostas nas categorias alimentos, alimentos perecíveis, bebidas, higiene, limpeza, bazar e eletroeletrônicos.
A categoria eletroeletrônicos, pela primeira vez no levantamento, que está na 13° edição, foi dividida em 22 subcategorias. A marca Electrolux se destacou em seis delas como a mais vendida (ar-condicionado, aspirador de pó, fogão, freezer, microondas e refrigerador).
Fábio Gomes, da divisão de varejo da Nielsen, chama a atenção para o fato de 44% dos produtos que lideraram as vendas em 2011 estarem na escala mais elevada de preços. Segundo ele, "esse fenômeno é resultado do avanço da classe C".
Segundo Gomes, entre a categoria de alimentos, produtos clássicos, caso do arroz e feijão, perderam espaço nos últimos anos. Enquanto suco pronto, cereal matinal e pão integral, entre outros, avançaram. "O pão integral, por exemplo, hoje responde por 43,5% do mercado de pães de forma", diz Gomes.
Entre as marcas mais vendidas em 2011 há concentração de mercado em algumas categorias, em especial higiene, limpeza e bazar. Em higiene e beleza, por exemplo, destacam-se Johnson & Jonhnson, Procter & Gamble, Unilever e Kimberly-Clark.
Da mesma forma, marcas ícones continuam a liderar as vendas em suas respectivas subcategorias, caso da Gillette, entre os aparelhos para barbear, ou Royal, no caso dos fermentos químicos.
Durante a premiação, Sussumu Honda, presidente da Abras, disse que a perspectiva do setor supermercadista para 2012 é de crescimento real nas vendas entre 3,5% e 4%. Ele destacou o mercado interno brasileiro, que tem sustentado o avanço do setor. "Nos últimos cinco anos o crescimento real das vendas dos supermercados foi de 31%", disse Honda.
Veículo: Diário do Comércio - SP

Veja mais >>>
09/05/2025 10:10 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Pernambuco: colaboração entre o varejo e a indústria30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo