Notícias ABRAS
08/10/2009 18:01 - Impacto da crise no consumo de bens duráveis é tema da Conferência Anual da GFK
Por Silvana Lima
A GFK Retail and Technology, empresa de pesquisa de mercado, do Grupo alemão GFK, realizou hoje (08/10) em São Paulo (SP) sua 6ª Conferência Anual, evento que visa debater assuntos pertinentes ao momento econômico vivido nacional e internacionalmente. Neste ano, o tema foi “O Brasil e a Crise em 2009. O impacto no consumo de bens duráveis”.
Na ocasião, a empresa divulgou que no País, as vendas em valores de bens duráveis tiveram uma variação de +0,2% nos sete primeiros meses de 2009, em relação ao mesmo período de 2008. Destaque para Minas Gerais, Espírito Santo e o interior do Estado do Rio de Janeiro que tiveram a maior alta: 11,7%.
No interior de São Paulo, a alta foi significativa, 6,2%, e na Grande São Paulo houve crescimento de 4,1%. As demais regiões brasileiras apresentaram resultados negativos.
A linha branca especificamente teve aumento nas vendas reais de 3,3 pontos percentuais, desempenho significativo tendo em conta que os setores mais suscetíveis à crise são justamente os que dependem de crédito. Esta categoria representou de janeiro a julho deste ano 24,7%.
Segundo a diretora de negócios da GFK, Gisela Pougy, a grande responsável pelo aumento das vendas da linha branca foi a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) que teve início em abril e que deverá durar até o final do mês de outubro.
“Toda indústria de linha branca teve produção recorde nesse primeiro semestre. No entanto, a perspectiva é que passado o período de redução do IPI acontecerá uma redução nas vendas, porque o consumidor aproveitou essa época para trocar o seu refrigerador ou o seu fogão. Durante o período de IPI reduzido o consumidor brasileiro também teve a oportunidade de migrar para produtos melhores, com mais tecnologia. Assim, o Natal deverá ter uma força menor que no passado. Para 2010 esperamos uma pequena redução no consumo da categoria em relação a 2009, uma queda em torno de 3 a 5%.”
Durante 6ª Conferência Anual da GFK foram apresentados dados de outras linhas como a marrom, que teve diminuição nas vendas de um modo geral, embora alguns segmentos tenham elevado suas receitas, caso do Blu-rays, TVs de LCD e equipamentos de conversor digital.
De janeiro a julho de 2008 contra o mesmo período de 2009, o mercado de informática teve queda de 2% nas vendas. Os PCs tiveram redução de 24% nas vendas e os eletroportáteis cresceram 16%. As máquinas fotográficas de digital tiveram queda de 14% nas vendas. O mercado de telecomunicações apresentou variação de -4% em faturamento no período. O grande destaque desse mercado foi o bom resultado da vendas de Smartphones: crescimento de 260%. Já os celulares comuns tiveram queda de 10% nas vendas.
Veja mais >>>
28/10/2025 16:50 - Mulheres que Inspiram no Varejo: vote em sua candidata favorita!31/10/2025 16:44 - 12 de novembro: ABRAS celebra a 3ª edição do Dia dos Supermercados com ações em todo o Brasil
27/10/2025 10:05 - Uma celebração que une setor e consumidores
23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/24
23/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país
20/10/2025 09:47 - Entre cautela e otimismo
24/09/2025 15:37 - O maior case de share of life do varejo alimentar
23/09/2025 15:35 - Experiência do cliente: confiança que constrói relacionamentos
23/09/2025 15:34 - Farmácia completa nos supermercados: oportunidades para todos
23/09/2025 15:31 - Saúde e bem-estar criam nova realidade para o varejo
23/09/2025 15:30 - ABRAS´25 food retail future: confira os homenageados do Prêmio Advantage
23/09/2025 15:28 - O redesenho da oferta e da demanda
23/09/2025 15:26 - Women Talks: uma celebração ao protagonismo feminino no varejo
22/09/2025 15:25 - Jantar do Poder: um tributo à união de forças que transformam o País

