Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

27/08/2009 17:47 - Vendas nos supermercados cresceram 6,66% em julho

Por Silvana Lima

 

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) divulgou hoje (27/08), por meio de coletiva de imprensa concedida pelo presidente da entidade, Sussumu Honda, na sede da Abras, em São Paulo, o desempenho de vendas do setor no mês de julho de 2009. Houve crescimento de 6,66%, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

 

Na comparação com junho de 2009, houve alta de 5,66%. Os dados são do Índice Nacional de Vendas, publicados mensalmente pelo Departamento de Economia e Pesquisa da Abras. Vale lembrar que esses índices já foram deflacionados pelo IPCA do IBGE. No acumulado dos primeiros sete meses de 2009, em comparação com o mesmo período de 2008, o resultado é de 5,47%.

 

Em valores nominais, o Índice de Vendas da Abras cresceu 11,46% em relação a julho de 2008 e alta de 5,92% sobre junho deste ano. No acumulado dos sete primeiros meses do ano, a alta é de 11,10%.

Na coletiva a Abras também apresentou os dados do Abrasmercado, cesta de 35 produtos analisada pela GfK que em julho desse ano teve alta de 0,93%, comparada com o mês anterior.

Na comparação com julho do ano passado, o Abrasmercado apresentou alta de 4,44%, passando de R$ 256,62 para R$ 268,02. As maiores altas ficaram com a carne dianteira (8,02%); queijo mussarela (5,68%) e feijão (4,75%). Em contrapartida, os produtos da cesta que apresentaram maior queda foram batata (-12,85%); tomate (-8,99%) e arroz (-4,53%).

“Com os indicadores de emprego, do setor industrial e extração mineral em alta, o setor supermercadista acredita que haverá estabilização dos preços”, disse Sussumu.

 

Perdas nos supermercados foram 2,36% no ano passado

 

 

Durante a coletiva, a Abras também apresentou os resultados do estudo sobre Prevenção de Perdas no Varejo Brasileiro, realizado pela entidade em parceria com o GPP/Provar-Fia, Felisoni & Associados e Nielsen. Trata-se da 9ª Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro Supermercadista. As perdas nos supermercados brasileiros representaram 2,36% do faturamento do setor em 2008. Isso significa 3,75 bilhões em termos de perdas anuais.  “É muito importante que cada empresa tenha uma área e um ou mais profissionais responsáveis pelo controle e eliminação de perdas”, alertou Sussumu Honda.

As principais causas continuam sendo as quebras operacionais (46,4%), seguidas pelos furtos externos e internos (35,5%). A cesta de perecíveis representou 54,9% das perdas totais. Houve redução de apenas 0,04% pontos percentuais no indicador de perdas de perecíveis. Como resposta a tais resultados, a pesquisa detectou que 74,5% das empresas têm área de prevenção, sendo que 80,4% delas ampliaram investimentos em Prevenção de Perdas.

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

09/05/2025 10:10 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Pernambuco: colaboração entre o varejo e a indústria
30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo

Veja mais >>>