Jurídico
23/09/2025 15:34 - Farmácia completa nos supermercados: oportunidades para todos
Programação da ABRAS´25 apresentou overview do mercado farma, saúde e bem-estar
Cuidar é uma tarefa intrínseca ao varejo alimentar, mas que ganha novos contornos com a recente aprovação, pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado (CAS), do Projeto de Lei 2158/2023, que autoriza a venda de medicamentos em supermercados, seguindo as mesmas normas atualmente cumpridas pelas farmácias tradicionais.
A proposta tem apoio da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) que entende que a medida possibilita a ampliação do acesso da população à saúde e ao bem-estar, com medicamentos mais baratos, sem comprometer a segurança do consumidor.
Por essa razão, o tema ganhou destaque durante a ABRAS´25 food retail future por meio da apresentação ABRAS em Ação – Overview do Mercado Farma, Saúde e Bem-Estar pelo consultor da entidade, Rodrigo Segurado. E, também, por fazer parte do conceito principal desta edição do evento: Share of Life – amplie a participação na vida do consumidor.
Durante sua fala, Segurado apresentou um material detalhado sobre o tema dividido em seis partes: dimensionamento do mercado, principais categorias de produtos e serviços, principais fabricantes, características do varejo, principais tendências do mercado e oportunidades do varejo farma, saúde e bem-estar para o varejo alimentar.
Confira, a seguir, um resumo da apresentação:
Principais tendências do mercado farma, saúde e bem-estar:
- O setor de bem-estar cresce acima do Produto Interno Bruto (PIB) global (CAGR>7%)
- O mercado global de bem-estar encontra-se em forte expansão, com estimativas de alcançar US$ 8,5 trilhões até 2027
- Projeta-se um crescimento de 52% até 2027, impulsionado por diversas tendências
- Envelhecimento ativo, consumo consciente e a busca por sustentabilidade
Principais vantagens da instalação da “farmácia completa” nos supermercados:
- Farmácia como categoria de destino (consumo recorrente de saúde), ampliação de sortimento e diferencial competitivo
- Mais tráfego: > tempo médio de permanência + frequência de visitas + serviços e comodidade (share of life)
- Criação da área de saúde e bem-estar com mescla de categorias entre medicamentos, energéticos, suplementos alimentares, cuidados pessoais, beleza, dermocosméticos, bem como alimentos funcionais e naturais
- Aumento da margem média ponderada do supermercado e rentabilidade por metro quadrado
- Oportunidade para criação de programa de bem-estar do cliente com fidelização cruzada, saúde elementar, serviços e check-ups rápidos, parcerias com nutricionistas, personal trainers e influencers
Parceria com farmácias, planos de saúde e indústria farmacêutica com dados cruzados de consumo e saúde
Em breve, confira a cobertura completa da ABRAS’25 food retail future na edição impressa da revista SuperHiper de outubro.
Fonte: Redação SuperHiper
Veja mais >>>
11/11/2025 16:14 - ABRAS celebra o Dia dos Supermercados com jantar especial em SP11/11/2025 16:06 - MAIS ALIMENTAÇÃO, MENOS INTERMEDIAÇÃO
28/10/2025 16:50 - Mulheres que Inspiram no Varejo: vote em sua candidata favorita!
31/10/2025 16:44 - 12 de novembro: ABRAS celebra a 3ª edição do Dia dos Supermercados com ações em todo o Brasil
27/10/2025 10:05 - Uma celebração que une setor e consumidores
23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/24
23/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país
20/10/2025 09:47 - Entre cautela e otimismo
24/09/2025 15:37 - O maior case de share of life do varejo alimentar
23/09/2025 15:35 - Experiência do cliente: confiança que constrói relacionamentos
23/09/2025 15:31 - Saúde e bem-estar criam nova realidade para o varejo
23/09/2025 15:30 - ABRAS´25 food retail future: confira os homenageados do Prêmio Advantage
23/09/2025 15:28 - O redesenho da oferta e da demanda
23/09/2025 15:26 - Women Talks: uma celebração ao protagonismo feminino no varejo

