Jurídico
04/10/2022 14:42 - Reajustados coeficientes dos pisos mínimos no transporte rodoviário de cargas
PORTARIA SUROC Nº 219, DE 3 DE OUTUBRO DE 2022
O SUPERINTENDENTE DE SERVIÇOS DE TRANSPORTE RODOVIÁRIO E MULTIMODAL DE CARGAS - ANTT, no uso de suas atribuições, e em conformidade com a Resolução nº 5.867, de 14 de janeiro de 2020, na redação dada pela Portaria SUROC nº 214, de 22 de agosto de 2022, resolve:
Art. 1º Reajustar os coeficientes dos pisos mínimos previstos no Anexo II da Resolução nº 5.867, de 14 de janeiro de 2020, em razão do disposto no §3º do art. 5º da Lei nº 13.703, de 8 de agosto de 2018, que passam a vigorar nos termos do Anexo a esta Portaria.
Art. 2º Alterar o item xviii. Pcomb: Preço de mercado do combustível praticado na bomba dos postos de varejo: Preço de mercado do combustível praticado na bomba dos postos de varejo, da Portaria SUROC nº 214, de 22 de agosto de 2022, que passa a vigorar com a seguinte redação:
"xviii. Pcomb: Preço de mercado do combustível praticado na bomba dos postos de varejo: Preço de mercado do combustível praticado na bomba dos postos de varejo: R$ 6,73 por litro, referente à semana de 25/09 a 01/10 de 2022, Diesel (S10), média Brasil - Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - ANP. (NR)"
Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
JOSE AIRES AMARAL FILHO
ANEXO - COEFICIENTES DE PISOS MÍNIMOS DE TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGA
TABELA A - TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGA LOTAÇÃO
#Tipo de carga |
Coeficiente de custo |
unidade |
Número de eixos carregados do veículo combinado |
|||||||
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
9 |
||||
1 |
Granel sólido |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,9896 |
3,8553 |
4,3836 |
5,0279 |
5,7490 |
6,2105 |
7,1446 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
252,70 |
300,69 |
308,26 |
341,28 |
381,80 |
442,25 |
484,22 |
||
2 |
Granel líquido |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
3,0295 |
3,9057 |
4,4134 |
5,1129 |
5,8340 |
6,3362 |
7,2695 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
258,72 |
309,59 |
306,52 |
354,72 |
395,24 |
466,85 |
508,64 |
||
3 |
Frigorificada ou Aquecida |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
3,5829 |
4,5900 |
5,2523 |
6,1047 |
6,9383 |
7,3950 |
8,4848 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
291,86 |
340,73 |
360,30 |
423,32 |
463,84 |
522,96 |
569,98 |
||
4 |
Conteinerizada |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
3,8425 |
4,3773 |
5,0260 |
5,7471 |
6,2112 |
7,1382 |
|
Carga e descarga (CC) |
R$ |
297,19 |
306,52 |
340,76 |
381,28 |
442,42 |
482,47 |
|||
5 |
Carga Geral |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,9826 |
3,8425 |
4,3773 |
5,0260 |
5,7471 |
6,2112 |
7,1382 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
250,78 |
297,19 |
306,52 |
340,76 |
381,28 |
442,42 |
482,47 |
||
6 |
Neogranel |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,6159 |
3,8425 |
4,3950 |
5,0260 |
5,7471 |
6,2112 |
7,1382 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
250,78 |
297,19 |
311,40 |
340,76 |
381,28 |
442,42 |
482,47 |
||
7 |
Perigosa (granel sólido) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
3,6113 |
4,4770 |
5,0356 |
5,6799 |
6,4010 |
6,8824 |
7,8164 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
370,88 |
418,87 |
431,99 |
465,00 |
505,53 |
571,45 |
613,41 |
||
8 |
Perigosa (granel líquido) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
3,6717 |
4,5477 |
5,0677 |
5,7672 |
6,4883 |
7,0104 |
7,9438 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
387,49 |
438,33 |
440,84 |
489,03 |
529,55 |
606,64 |
648,43 |
||
9 |
Perigosa (frigorificada ou aquecida) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
4,0649 |
5,0720 |
5,7562 |
6,6086 |
7,4422 |
7,9247 |
9,0146 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
375,59 |
424,46 |
451,24 |
514,26 |
554,79 |
621,02 |
668,04 |
||
10 |
Perigosa (conteinerizada) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
4,1264 |
4,6914 |
5,3401 |
6,0612 |
6,5452 |
7,4723 |
|
Carga e descarga (CC) |
R$ |
372,47 |
387,35 |
421,59 |
462,11 |
528,72 |
568,77 |
|||
11 |
Perigosa (carga geral) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
3,2665 |
4,1264 |
4,6914 |
5,3401 |
6,0612 |
6,5452 |
7,4723 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
326,06 |
372,47 |
387,35 |
421,59 |
462,11 |
528,72 |
568,77 |
||
12 |
Carga Granel Pressurizada |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
5,1956 |
5,9167 |
7,3893 |
||||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
387,41 |
427,93 |
551,52 |
Nota: As células sem valores de coeficiente de custos se referem a veículos combinados com número de eixos não utilizadas para o tipo de carga avaliado no mercado de transporte rodoviário de cargas do Brasil
TABELA B - OPERAÇÕES EM QUE HAJA A CONTRATAÇÃO APENAS DO VEÍCULO AUTOMOTOR DE CARGAS
#Tipo de carga |
Coeficiente de custo |
unidade |
Número de eixos carregados do veículo combinado |
|||||||
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
9 |
||||
1 |
Granel sólido |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
4,0494 |
4,5570 |
5,2780 |
5,5682 |
6,2001 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
280,07 |
307,34 |
347,86 |
393,02 |
415,62 |
||||
2 |
Granel líquido |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
4,0856 |
4,5931 |
5,3142 |
5,6043 |
6,2363 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
280,07 |
307,34 |
347,86 |
393,02 |
415,62 |
||||
3 |
Frigorificada ou Aquecida |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
4,8515 |
5,4581 |
6,2916 |
6,6016 |
7,3710 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
313,79 |
341,05 |
381,57 |
432,21 |
454,81 |
||||
4 |
Conteinerizada |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
4,0494 |
4,5570 |
5,2780 |
5,5682 |
6,2001 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
280,07 |
307,34 |
347,86 |
393,02 |
415,62 |
||||
5 |
Carga Geral |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
4,0494 |
4,5570 |
5,2780 |
5,5682 |
6,2001 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
280,07 |
307,34 |
347,86 |
393,02 |
415,62 |
||||
6 |
Neogranel |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
4,0494 |
4,5570 |
5,2780 |
5,5682 |
6,2001 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
280,07 |
307,34 |
347,86 |
393,02 |
415,62 |
||||
7 |
Perigosa (granel sólido) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
4,7014 |
5,2089 |
5,9300 |
6,2400 |
6,8720 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
403,80 |
431,06 |
471,58 |
522,22 |
544,82 |
||||
8 |
Perigosa (granel líquido) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
4,7399 |
5,2474 |
5,9685 |
6,2786 |
6,9105 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
414,39 |
441,65 |
482,17 |
532,81 |
555,42 |
||||
9 |
Perigosa (frigorificada ou aquecida) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
5,3554 |
5,9619 |
6,7955 |
7,1314 |
7,9008 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
404,73 |
431,99 |
472,51 |
530,27 |
552,87 |
||||
10 |
Perigosa (conteinerizada) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
4,3636 |
4,8711 |
5,5922 |
5,9022 |
6,5341 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
360,90 |
388,16 |
428,68 |
479,32 |
501,93 |
||||
11 |
Perigosa (carga geral) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
4,3636 |
4,8711 |
5,5922 |
5,9022 |
6,5341 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
360,90 |
388,16 |
428,68 |
479,32 |
501,93 |
||||
12 |
Carga Granel Pressurizada |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
4,5570 |
5,2780 |
6,2001 |
||||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
307,34 |
347,86 |
415,62 |
Nota: As células sem valores de coeficiente de custos se referem a veículos combinados com número de eixos não utilizadas para o tipo de carga avaliado no mercado de transporte rodoviário de cargas do Brasil
TABELA C - TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGA LOTAÇÃO DE ALTO DESEMPENHO
#Tipo de carga |
Coeficiente de custo |
unidade |
Número de eixos carregados do veículo combinado |
|||||||
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
9 |
||||
1 |
Granel sólido |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,6932 |
3,4471 |
4,0060 |
4,5734 |
5,2000 |
5,5684 |
6,4046 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
102,72 |
113,06 |
122,66 |
129,77 |
138,50 |
159,39 |
168,43 |
||
2 |
Granel líquido |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,7192 |
3,4768 |
4,0399 |
4,6271 |
5,2537 |
5,6367 |
6,4727 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
104,02 |
114,98 |
122,28 |
132,67 |
141,40 |
164,69 |
173,70 |
||
3 |
Frigorificada ou Aquecida |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
3,2689 |
4,1621 |
4,8415 |
5,5471 |
6,2862 |
6,6671 |
7,6473 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
123,30 |
133,83 |
148,40 |
161,98 |
170,71 |
193,67 |
203,80 |
||
4 |
Conteinerizada |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
3,4425 |
4,0038 |
4,5727 |
5,1994 |
5,5686 |
6,4023 |
|
Carga e descarga (CC) |
R$ |
112,31 |
122,28 |
129,66 |
138,39 |
159,43 |
168,06 |
|||
5 |
Carga Geral |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,6907 |
3,4425 |
4,0038 |
4,5727 |
5,1994 |
5,5686 |
6,4023 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
102,31 |
112,31 |
122,28 |
129,66 |
138,39 |
159,43 |
168,06 |
||
6 |
Neogranel |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,3241 |
3,4425 |
4,0101 |
4,5727 |
5,1994 |
5,5686 |
6,4023 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
102,31 |
112,31 |
123,33 |
129,66 |
138,39 |
159,43 |
168,06 |
||
7 |
Perigosa (granel sólido) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
3,1131 |
3,8669 |
4,4577 |
5,0251 |
5,6517 |
6,0415 |
6,8777 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
140,32 |
150,67 |
163,85 |
170,96 |
179,69 |
204,12 |
213,16 |
||
8 |
Perigosa (granel líquido) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
3,1348 |
3,8924 |
4,4693 |
5,0564 |
5,6831 |
6,0875 |
6,9235 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
143,90 |
154,87 |
165,75 |
176,14 |
184,87 |
211,70 |
220,71 |
||
9 |
Perigosa (frigorificada ou aquecida) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
3,6514 |
4,5446 |
5,2480 |
5,9535 |
6,6926 |
7,1014 |
8,0817 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
157,12 |
167,65 |
186,88 |
200,46 |
209,19 |
236,76 |
246,89 |
||
10 |
Perigosa (conteinerizada) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
3,6245 |
4,2176 |
4,7865 |
5,4132 |
5,8039 |
6,6376 |
|
Carga e descarga (CC) |
R$ |
140,67 |
154,23 |
161,60 |
170,34 |
194,91 |
203,54 |
|||
11 |
Perigosa (carga geral) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
2,8727 |
3,6245 |
4,2176 |
4,7865 |
5,4132 |
5,8039 |
6,6376 |
Carga e descarga (CC) |
R$ |
130,67 |
140,67 |
154,23 |
161,60 |
170,34 |
194,91 |
203,54 |
||
12 |
Carga Granel Pressurizada |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
4,6336 |
5,2603 |
6,4925 |
||||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
139,71 |
148,44 |
182,94 |
Nota: As células sem valores de coeficiente de custos se referem a veículos combinados com número de eixos não utilizadas para o tipo de carga avaliado no mercado de transporte rodoviário de cargas do Brasil
TABELA D - OPERAÇÕES EM QUE HAJA A CONTRATAÇÃO APENAS DO VEÍCULO AUTOMOTOR DE CARGAS DE ALTO DESEMPENHO
#Tipo de carga |
Coeficiente de custo |
unidade |
Número de eixos carregados do veículo combinado |
|||||||
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
9 |
||||
1 |
Granel sólido |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
3,7375 |
4,1815 |
4,8082 |
5,0407 |
5,6200 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
116,58 |
122,46 |
131,19 |
148,78 |
153,66 |
||||
2 |
Granel líquido |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
3,7737 |
4,2177 |
4,8443 |
5,0769 |
5,6561 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
116,58 |
122,46 |
131,19 |
148,78 |
153,66 |
||||
3 |
Frigorificada ou Aquecida |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
4,5491 |
5,0921 |
5,8312 |
6,0852 |
6,8019 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
138,38 |
144,25 |
152,98 |
174,12 |
178,99 |
||||
4 |
Conteinerizada |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
3,7375 |
4,1815 |
4,8082 |
5,0407 |
5,6200 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
116,58 |
122,46 |
131,19 |
148,78 |
153,66 |
||||
5 |
Carga Geral |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
3,7375 |
4,1815 |
4,8082 |
5,0407 |
5,6200 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
116,58 |
122,46 |
131,19 |
148,78 |
153,66 |
||||
6 |
Neogranel |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
3,7375 |
4,1815 |
4,8082 |
5,0407 |
5,6200 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
116,58 |
122,46 |
131,19 |
148,78 |
153,66 |
||||
7 |
Perigosa (granel sólido) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
4,1892 |
4,6332 |
5,2599 |
5,5139 |
6,0931 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
157,77 |
163,65 |
172,38 |
193,51 |
198,38 |
||||
8 |
Perigosa (granel líquido) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
4,2031 |
4,6470 |
5,2737 |
5,5277 |
6,1069 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
160,05 |
165,93 |
174,66 |
195,80 |
200,67 |
||||
9 |
Perigosa (frigorificada ou Aquecida) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
4,9555 |
5,4985 |
6,2376 |
6,5195 |
7,2362 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
176,86 |
182,74 |
191,47 |
217,20 |
222,07 |
||||
10 |
Perigosa (conteinerizada) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
3,9514 |
4,3953 |
5,0220 |
5,2760 |
5,8553 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
148,53 |
154,40 |
163,13 |
184,27 |
189,14 |
||||
11 |
Perigosa (carga geral) |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
3,9514 |
4,3953 |
5,0220 |
5,2760 |
5,8553 |
||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
148,53 |
154,40 |
163,13 |
184,27 |
189,14 |
||||
12 |
Carga Granel Pressurizada |
Deslocamento (CCD) |
R$/km |
4,1815 |
4,8082 |
5,6200 |
||||
Carga e descarga (CC) |
R$ |
122,46 |
131,19 |
153,66 |
Nota: As células sem valores de coeficiente de custos se referem a veículos combinados com número de eixos não utilizadas para o tipo de carga avaliado no mercado de transporte rodoviário de cargas do Brasil
Fonte: Imprensa Nacional – 04/10/2022
Acesse aqui a íntegra da Portaria SUROC nº 219, de 3 outubro de 2022, publicado no Diário Oficial da União em: 04/10/2022, edição: 189, seção: 1 e página: 46.

Veja mais >>>
15/08/2025 12:12 - SUMMIT - Reforma Tributária15/08/2025 12:11 - Rotulagem de alimentos: Anvisa disponibiliza gravação do diálogo setorial sobre revisão de normas
15/08/2025 12:10 - STF valida lei que autoriza Aneel a definir devolução de tributos pagos a mais
15/08/2025 12:10 - Cooperativa deve devolver valores descontados em plano de saúde por coparticipação
15/08/2025 12:10 - Confirmada justa causa de vendedora que excluiu débitos pessoais do sistema da loja em que trabalhava
15/08/2025 12:09 - Arresto eletrônico pode ser autorizado sem citação por oficial de Justiça
15/08/2025 12:09 - Semana Nacional dos Precedentes Trabalhistas é aberta nesta segunda-feira (18/8)
15/08/2025 12:08 - ANVISA – Disponível novo formulário eletrônico do Fale Conosco
15/08/2025 12:08 - TRT 1ª Região – Desabilitado temporariamente o acesso ao PJe pela autenticação via PDPJ
14/08/2025 13:55 - Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): padrão nacional para simplificar o cotidiano das empresas
14/08/2025 13:55 - Comissão debate reformas trabalhista e previdenciária e lei sobre terceirizações
14/08/2025 13:54 - TJ-SP constata demanda infundada e condena advogada e autora por litigância predatória
14/08/2025 13:54 - STF valida alterações que ampliaram cobrança da Cide-Tecnologia
14/08/2025 13:53 - Ministro Edson Fachin é eleito próximo presidente do STF
14/08/2025 13:52 - TST informa indisponibilidade do PJe