Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Estaduais

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Estaduais

14/10/2022 16:39 - Os avanços do setor supermercadista mineiro no segundo semestre

Como ficam as tendências do consumidor nesse período em que há uma profusão de atacarejos e clientes atrás de ofertas

 

Com a retomada da economia, a inflação em desaceleração e o emprego se recuperando, o setor supermercadista mineiro projeta crescimento médio de 3,20% em 2022, o que poderá até ser revisto para cima, já que a demanda fechou o primeiro semestre em 7,8%, segundo pesquisa da.


Mesmo com esse cenário econômico positivo, porém, merece atenção o endividamento das famílias. O orçamento da maior parte da população vem melhorando, com mais emprego e renda, mas não há dinheiro sobrando.

 

Nesse contexto, o setor supermercadista está de olho no comportamento do consumidor. E este continua no seu papel de pesquisar bastante antes de comprar. Consumidor quer preço e experiência positiva O preço continuará sendo um grande fator na decisão de compra. As famílias procuram ofertas, e, portanto, a fidelidade a marcas e lojas será baixa, e o consumo continua, predominantemente, de itens básicos. Mas as pessoas querem também conveniência, experiências positivas, segurança e proximidade.


Tendências de consumo começam a tomar forma. Os consumidores estão mais exigentes, querem mais saúde e bem-estar, querem ter prazer na experiência de compra e estão usando mais as tecnologias móveis para as compras.


E-commerce e loja física

 

Aqui é necessário abrir um parêntese: houve uma adesão muito grande das empresas ao canal e-commerce durante o pico da pandemia, isto é, em 2020. Segundo o (Abras), 36% das empresas do setor têm presença no comércio eletrônico, e 64%, não. Das empresas que trabalham com vendas online, 73% atuam com e-commerce próprio (site), e as demais em canais como marketplace, app de delivery e outros.

 

Muitas empresas que não tinham atuação digital passaram a operar nesse formato para não deixar de atender um consumidor que naquele momento precisou muito dos serviços da loja.
No entanto, em meio às tendências de consumo e mudanças constantes no varejo supermercadista, há um formato que se mantém soberano: a loja física. Já até virou um clichê, nos eventos, debates e mesmo nas conversas informais sobre o setor, que “a loja física sempre terá seu espaço”.


O consumidor gosta, sim, de novidades, de tecnologias, do conforto de receber os produtos sem sair de casa, mas há também uma parcela muito grande de clientes que não abre mão do frescor, do cheiro do produto e do contato com as pessoas na loja. Aqui fica um alerta: o treinamento dos colaboradores tem de ser uma constante. O bom atendimento é um dos grandes diferenciais da loja física, embora não seja dispensado no digital.


Tendência do atacarejo

 

 Outras tendências são: o atacarejo continuará atrativo pela competitividade em preço; as lojas de vizinhanças se tornarão ainda mais buscadas pelo mix diferenciado, proximidade e serviços; as lojas gourmet manterão seu público fiel, notadamente aquele das classes A/B. Já os hipermercados continuam como opção, especialmente para o consumidor que, além de alimentos, busca itens diversos para a casa, como bazar, eletroeletrônicos etc. É preciso atenção também ao poder do modelo de proximidade ou express, pela conveniência e agilidade em pequenas compras e alimentos prontos.


Em 2021, de acordo com dados da Amis, a demanda no setor supermercadista mineiro cresceu 3,10% e movimentou R$ 63,39 bilhões. Os investimentos chegaram a R$ 1,04 bilhão. Foram abertas 106 lojas em Minas Gerais, e 10.714 novos empregos foram gerados nesses empreendimentos. O setor fechou o ano com 358.714 empregados em 10.664 unidades. Os novos pontos de vendas foram distribuídos em: supermercado de vizinhança (51%), atacarejo (38%), express (4%), gourmet (5%), hipermercado e autônomos (ambos com 1%).


Investimentos e geração de empregos

 

Para 2022, as projeções de crescimento feitas no início do ano, ainda num cenário incerto, são de R$ 850 milhões em investimentos, em 85 novas lojas, e a geração de 9.350 novos empregos no Estado.
Portanto, o cenário é desafiante para os supermercados. Logo, para superar as barreiras e obter resultados sustentáveis, é preciso trabalhar o engajamento dos clientes, das equipes e parceiros de negócios e adotar propósitos claros e uma cultura corporativa efetiva. Alinhando princípios e valores, a empresa conquistará posição no mercado. A equipe proativa e bem-treinada é condição fundamental para aumentar a competitividade, efetividade e market share.

 

A gestão do negócio deve incluir outros aspectos, igualmente importantes: criatividade, determinação, qualidade, sustentabilidade, fidelização, relacionamento e execução.
No setor supermercadista, há espaço para todos, sim. Mas é preciso estar muito bem-preparado, afirma Claret Nametala, presidente executiva da Associação Mineira de Supermercados e do Grupo Nonna Field Marketing.

 

Fonte: O Tempo

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

06/12/2023 17:45 - ABASE celebra 50 anos de atividade impulsionando o setor supermercadista na Bahia
10/11/2023 18:37 - APRAS participa do Dia dos Supermercados com descontos e promoções especiais
07/11/2023 16:02 - Inovação: ACATS (SC) premiará destaques do setor com base na eficiência operacional
18/10/2023 10:46 - ACATS solicita prorrogação de prazos de pagamentos de ICMS para empresários atingidos pelas cheias
16/10/2023 16:01 - Está chegando a Superminas 2023, maior evento supermercadista de MG
04/10/2023 15:21 - SuperNorte 2023 movimenta o setor supermercadista em Belém
29/09/2023 10:09 - Consuper 2023: Nordeste se prepara para o maior encontro do varejo regional
27/09/2023 11:23 - Superminas 2023 acontecerá em outubro, no Expominas (BH)
27/09/2023 09:36 - ACAPS Trade Show pode gerar mais de R$ 600 milhões em negócios
26/09/2023 14:45 - Superminas 2023 acontecerá em outubro, no Expominas (BH)
12/09/2023 16:12 - Está chegando a 20ª SuperAgos, o maior evento supermercadista do Centro-Oeste
12/09/2023 11:11 - SuperAMAS começa terça, dia 12, e traz muitas novidades
30/08/2023 17:21 - SuperAMAS movimenta o setor supermercadista de Mato Grosso do Sul
16/08/2023 17:04 - ExpoAGAS 2023 deve movimentar R$ 640 milhões em negócios
11/08/2023 16:20 - ABRAS apresenta Pesquisa de Eficiência Operacional no fórum da ACATS

Veja mais >>>