Estaduais
14/11/2019 18:37 - Panetone produzido em supermercado pode custar 4 vezes menos que marcas industrializadas
Não importa a preferência, o panetone e o chocotone estão presentes em mais de 50% das casas durante as festas de fim de ano. O consumidor irá se deparar com mais lançamentos e as estimativas de venda são de aumento de 5%. Diante da oferta ampliada a cada ano, o consumidor nota a diferença nos valores entre os produtos disponíveis. A APAS realizou um levantamento para comparar o valor das principais marcas comercializadas nos supermercados em relação à produção de panificadora própria e a diferença chegou a 75%.
Nos supermercados, os produtos líderes possuem o apelo de uma marca forte, embalagem diferenciada e promoção de vendas por meio de uso de prateleiras mais atraentes. Assim, os preços para panetones de 500g ficam, em média, R$28, podendo chegar a R$35.
Quando analisadas as marcas secundárias, o preço de um mesmo produto de 500 gramas custa cerca de R$17. Já na produção própria dos supermercados (ou terceirizados), os mesmos panetones e chocotones têm preços bem mais competitivos: entre R$7 e R$9.
Esses preços dos panetones e chocotones sofreram aumento quando comparados com o ano passado. Segundo pesquisa mensal da APAS, a projeção é que o produto fique até 5% mais caro quando comparado com 2018. “O principal motivo é a farinha de trigo, que é importada. Com o dólar estabilizado em R$ 4 desde agosto, o impacto será percebido nas gôndolas até as festas de fim de ano”, explica o economista da APAS, Thiago Berka.
Presente nas lojas desde o final de setembro, os preços dos panetones e chocotones podem subir até 13% em comparação a outubro. O principal motivo do aumento de preço é justamente a alta procura nas duas últimas semanas do ano, período de maior demanda pelo produto. Curiosamente, a queda dos preços após as festas de final de ano faz o preço cair entre 30% e 40% para evitar o encalhe nas lojas. As vendas deste ano devem aumentar 5% nominalmente no varejo alimentar.
Comparação com lojas especializadas
Esses índices refletem a variedade de preços dentro dos supermercados, porém, se analisarmos lojas especializadas em chocolates e produções artesanais, a diferença é ainda maior. Nesses estabelecimentos, os preços ficam, em média, R$41, mas, algumas categorias podem atingir o valor de até R$112 reais.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Apas

Veja mais >>>
17/07/2025 08:32 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Rio Grande do Norte promove evento estratégico para o setor supermercadista02/07/2025 15:53 - Supermercadistas potiguares recebem nova edição do ABRAS em Ação nas Estaduais -RN com foco em inovação no varejo
01/07/2025 08:48 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Minas Gerais promove evento estratégico para o setor supermercadista
20/06/2025 10:54 - Colaboração entre indústria e varejo é tema de evento para supermercadistas em Minas Gerais
05/06/2025 12:06 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Paraná promove negócios, relacionamento e muita conexão
04/06/2025 12:04 - É nesta quinta! ABRAS em Ação nas Estaduais chega ao Paraná
28/05/2025 11:48 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Pernambuco promove evento estratégico para o setor supermercadista
21/05/2025 08:57 - Abras em Ação nas Estaduais – Paraná: colaboração entre o varejo e a indústria
09/05/2025 10:10 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Pernambuco: colaboração entre o varejo e a indústria
18/03/2025 17:39 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Amazonas promove evento estratégico para o setor supermercadista
18/03/2025 09:44 - É hoje! ABRAS em Ação nas Estaduais chega, pela primeira vez, ao Amazonas
17/03/2025 08:51 - É amanhã! ABRAS em Ação nas Estaduais chega, pela primeira vez, ao Amazonas
22/11/2024 17:04 - APRAS inaugura sede em Curitiba (PR)
22/11/2024 14:19 - Primeira mulher à frente da ACESU, Cláudia Novais foca expansão da entidade
30/10/2024 17:30 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Ceará apresenta a colaboração entre a indústria e o varejo