Estaduais
15/08/2019 11:21 - Projeto iniciado pela ACATS ganha alcance nacional
Mais de 250 varejos e 1.200 indústrias do país aderiram à tecnologia para automatizar o e padronizar o cadastro dos seus produtos. A transformação desse processo foi impulsionada pelo pioneirismo do Projeto Central de Informações e Imagens de Produtos da Associação Catarinense de Supermercados (Acats).
Esse processo foi determinante para o crescimento e consolidação nacional do projeto com a adesão da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). De novembro de 2017 a abril de 2019, o número de varejos saltou de 29 para 252 e de indústrias de 725 para 1.225. Com isso, a base da Simplus disparou de 7.500 para mais de 63 mil produtos, aumentando assim a eficiência do cadastro para centenas de empresas.
O projeto foi criado para atender as demandas dos varejos catarinenses, que tinham o desafio de reduzir o tempo de checkout que era impactado por causa de problemas na leitura dos códigos de barras, de prevenir autuações fiscais e de melhorar a qualidade das informações e imagens dos produtos fornecidas aos consumidores.
“A ACATS buscava alternativas para solucionar esses problemas e encontrou uma forma de resolvê-los de uma vez só com o Projeto Central de Informações e Imagens de Produtos desenvolvido em parceria com a Simplus. Esse processo se consolidou nacionalmente em virtude dos ganhos obtidos com a qualidade e a eficiência do cadastro automatizado de produtos”, explica Antonio Carlos Poletini, diretor executivo da entidade.
O projeto consiste na captura, validação, gestão e distribuição das informações e imagens dos produtos na plataforma Simplus, que faz a distribuição desse conteúdo digital de forma automatizada para os varejos através da geração de fichas ou integração com os ERPs, aumentando assim a agilidade do processo de cadastro, que é a base para todas as operações varejistas.
A eficiência desse processo está diretamente relacionada à garantia de qualidade das informações e imagens dos produtos, que são capturadas e validadas pela Simplus a partir de amostras físicas enviadas pelas próprias indústrias. São mais de 160 informações por produtos, que incluem atributos específicos, padrões, logísticos, comerciais, fiscais, sustentáveis, marketing e regulatórios.
Essa base de dados é atualizada constantemente e sempre que há mudanças nos produtos, garantindo assim que os varejos sempre recebam e compartilhem as informações com garantia de qualidade com os consumidores tanto na loja física quanto no digital.
Fonte: ACATS - Associação Catarinense de Supermercados

Veja mais >>>
17/07/2025 08:32 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Rio Grande do Norte promove evento estratégico para o setor supermercadista02/07/2025 15:53 - Supermercadistas potiguares recebem nova edição do ABRAS em Ação nas Estaduais -RN com foco em inovação no varejo
01/07/2025 08:48 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Minas Gerais promove evento estratégico para o setor supermercadista
20/06/2025 10:54 - Colaboração entre indústria e varejo é tema de evento para supermercadistas em Minas Gerais
05/06/2025 12:06 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Paraná promove negócios, relacionamento e muita conexão
04/06/2025 12:04 - É nesta quinta! ABRAS em Ação nas Estaduais chega ao Paraná
28/05/2025 11:48 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Pernambuco promove evento estratégico para o setor supermercadista
21/05/2025 08:57 - Abras em Ação nas Estaduais – Paraná: colaboração entre o varejo e a indústria
09/05/2025 10:10 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Pernambuco: colaboração entre o varejo e a indústria
18/03/2025 17:39 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Amazonas promove evento estratégico para o setor supermercadista
18/03/2025 09:44 - É hoje! ABRAS em Ação nas Estaduais chega, pela primeira vez, ao Amazonas
17/03/2025 08:51 - É amanhã! ABRAS em Ação nas Estaduais chega, pela primeira vez, ao Amazonas
22/11/2024 17:04 - APRAS inaugura sede em Curitiba (PR)
22/11/2024 14:19 - Primeira mulher à frente da ACESU, Cláudia Novais foca expansão da entidade
30/10/2024 17:30 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Ceará apresenta a colaboração entre a indústria e o varejo