Estaduais
14/06/2019 11:18 - Consumidor anseia por novos serviços nos supermercados, diz pesquisa
Os supermercados de São Paulo precisam entender que hoje vivemos em um mundo onde o hábito de consumo precisa estar acompanhado de experiências positivas no ponto de venda. Este é o resultado da pesquisa “Tendências do Consumidor em Supermercados 2018/2019”, feita pela APAS (Associação Paulista de Supermercado) em parceria com o Ibope Inteligência.
Isto significa que o período onde o preço era determinante para o sucesso da operação ficou para trás. De acordo com a pesquisa, hoje, a qualidade e o sortimento de itens de uma loja representam 69% dos principais pontos explorados pelo consumidor. Além disso, a localização dos supermercados é outro fator determinante para a escolha da loja na hora da compra.
Por outro lado, para 50% dos entrevistados os supermercados de vizinhança ainda continuam sendo os principais canais para as compras emergenciais, contra supermercados e hipermercados, que ficaram com 36%. Já para os consumidores que fazem compras do mês, 58% preferem os supermercados.
Desse total, 78% consideram preço, 76% optam por causa da qualidade e variedade de produtos e 52% disseram que preferem os supermercados para fazer compras de mês por conta da sua localização.
E-commerce supermercadista
Segundo o estudo da APAS, os supermercados já perceberam a importância das vendas pela internet e hoje percebe a expansão desse mercado com a procura cada vez maior dos consumidores pelas plataformas digitais das empresas do varejo. De acordo com a pesquisa, 15% dos brasileiros já fazem compras em sites de supermercados, principalmente pessoas da classe A, que chega a 19%.
Os itens mais comercializados pelas plataformas de e-commerce são produtos de higiene pessoal e beleza, com 57%, seguido por objetos de decoração e utilidades, com 50%. Na sequência aparece também materiais de limpeza como outro item comum nas cestas e carrinhos de compras virtuais, presente em 46% deles.
Além de usar os sites das redes para fazer compras, os consumidores que responderam a pesquisa também disseram usar a internet para comparar os preços dos produtos (57%), enquanto 49% sempre encontra o que procura nas plataformas online. Em contrapartida, 57% dos participantes não compram pela internet porque preferem ver e escolher os produtos pessoalmente.
Outro fator que desestimula 51% dos entrevistados a comprar pela internet é o valor cobrado pelo frete. Outros 45% disseram que a desconfiança é outro fator decisivo para não fazerem compras online.
Futuro do PDV
A pesquisa da APAS ainda revela que 39% dos consumidores preferem o serviço de autoatendimento nas lojas e 21% querem pagar suas compras com o celular ou outros meios. Para 18%, outra opção levada em consideração é a opção de comprar pela internet e retirar na loja.
Das inovações implementadas nos supermercados, 35% dos supermercadistas optaram por novos sistemas de caixas e estoques, além de redes sociais, vendas online, autoatendimento e aplicativos de celular, este último adotado por 7% dos entrevistados.
Fonte: Paraíba Total

Veja mais >>>
02/07/2025 15:53 - Supermercadistas potiguares recebem nova edição do ABRAS em Ação nas Estaduais -RN com foco em inovação no varejo01/07/2025 08:48 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Minas Gerais promove evento estratégico para o setor supermercadista
20/06/2025 10:54 - Colaboração entre indústria e varejo é tema de evento para supermercadistas em Minas Gerais
05/06/2025 12:06 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Paraná promove negócios, relacionamento e muita conexão
04/06/2025 12:04 - É nesta quinta! ABRAS em Ação nas Estaduais chega ao Paraná
28/05/2025 11:48 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Pernambuco promove evento estratégico para o setor supermercadista
21/05/2025 08:57 - Abras em Ação nas Estaduais – Paraná: colaboração entre o varejo e a indústria
09/05/2025 10:10 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Pernambuco: colaboração entre o varejo e a indústria
18/03/2025 17:39 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Amazonas promove evento estratégico para o setor supermercadista
18/03/2025 09:44 - É hoje! ABRAS em Ação nas Estaduais chega, pela primeira vez, ao Amazonas
17/03/2025 08:51 - É amanhã! ABRAS em Ação nas Estaduais chega, pela primeira vez, ao Amazonas
22/11/2024 17:04 - APRAS inaugura sede em Curitiba (PR)
22/11/2024 14:19 - Primeira mulher à frente da ACESU, Cláudia Novais foca expansão da entidade
30/10/2024 17:30 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Ceará apresenta a colaboração entre a indústria e o varejo
30/10/2024 09:04 - É hoje! ABRAS e ACESU realizam evento estratégico para o setor supermercadista cearense