Estaduais
12/06/2018 16:29 - APAS projeta aumento de 3,5% nas vendas de itens de Festa Junina nos supermercados
A época das tradicionais festas juninas, com comidas e bebidas típicas, é historicamente um período de boas vendas para o setor supermercadista, graças à capacidade das lojas em fornecer ingredientes e produtos típicos. Neste ano, a projeção da APAS – Associação Paulista de Supermercados, continua otimista: a expectativa é de que as vendas para o período junino cresçam 3,5% em 2018, no comparativo com o mesmo período do ano passado.
“Graças ao cenário econômico um pouco melhor neste ano, esperamos que isso se reflita na comercialização dos produtos tradicionais. Além disso, ao considerarmos como termômetro as vendas de Páscoa, que foi de desempenho positivo, as expectativas de vendas para as datas comemorativas de meio de ano – Dia dos Namorados, Campeonato Mundial de Futebol e Festas Juninas – também são as melhores”, explicou Thiago Berka, economista da APAS.
Destaques e Preços
O cenário para 2018 demonstra que, dos 19 produtos selecionados como típicos de Festa Junina, 14 estão com índice de preço menor que em 2017. Os destaques são limão, balas, doce de leite e açúcar. A análise considerou as categorias de produtos mais procurados no período, com destaques nos grupos de FLV – Frutas, Legumes e Verduras (maçã, abóbora, batata doce, limão, etc), Mercearia (pipoca, amendoim), Massas e Féculas (ingredientes para pães e bolos típicos) e Bebidas (vinho e ingredientes para quentão).
“Quando analisamos os produtos típicos em relação às vendas gerais e comparamos com a média mensal anual, a performance chega a ser de 35% a 50% a mais de vendas em junho e julho”, comentou o economista da APAS.
Somam-se ao período dois fatores propulsores de vendas: o inverno, em que ingredientes para caldos e sopas, além de queijos e vinhos, são mais procurados, e o campeonato mundial de futebol neste ano, com a procura por cervejas, itens para churrasco e petiscos.
“O período favorece as vendas graças ao aumento das confraternizações dentro do lar, já que 92% das pessoas assistem aos jogos em casa, favorecendo sobremaneira o canal do varejo alimentar que, sendo um dos que enfrenta mais concorrência, conquista e fideliza o cliente por meio de ofertas e diversas ações de marketing”, concluiu Berka.
Tabela de Preços:
Fonte: IPS/APAS/FIPE
Fonte: Portal APAS

Veja mais >>>
05/06/2025 12:06 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Paraná promove negócios, relacionamento e muita conexão28/05/2025 11:48 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Pernambuco promove evento estratégico para o setor supermercadista
21/05/2025 08:57 - Abras em Ação nas Estaduais – Paraná: colaboração entre o varejo e a indústria
09/05/2025 10:10 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Pernambuco: colaboração entre o varejo e a indústria
18/03/2025 17:39 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Amazonas promove evento estratégico para o setor supermercadista
18/03/2025 09:44 - É hoje! ABRAS em Ação nas Estaduais chega, pela primeira vez, ao Amazonas
17/03/2025 08:51 - É amanhã! ABRAS em Ação nas Estaduais chega, pela primeira vez, ao Amazonas
22/11/2024 17:04 - APRAS inaugura sede em Curitiba (PR)
22/11/2024 14:19 - Primeira mulher à frente da ACESU, Cláudia Novais foca expansão da entidade
30/10/2024 17:30 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Ceará apresenta a colaboração entre a indústria e o varejo
30/10/2024 09:04 - É hoje! ABRAS e ACESU realizam evento estratégico para o setor supermercadista cearense
29/10/2024 09:12 - ACESU celebra conquista de nova sede em Fortaleza (CE)
10/10/2024 10:56 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Ceará: colaboração entre o varejo e a indústria
29/08/2024 09:31 - Nova diretoria da APAS toma posse em cerimônia de gala
23/08/2024 14:02 - Expoagas 2024 encerra com R$ 704 milhões em negócios