Estaduais
02/03/2018 14:52 - Setor supermercadista demostra mais otimismo com futuro, mas ainda aguarda maior retomada econômica
O setor supermercadista começa a dar sinais de recuperação com a melhora da economia no Brasil, embora saiba que há ainda longo caminho pela frente. Os índices medidos mensalmente pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) têm mostrado números em ascensão e isso reflete diretamente no otimismo dos empresários. A Pesquisa de Confiança dos Supermercados do estado de São Paulo (PCS/APAS) apontou que, em janeiro deste ano, 40% dos supermercadistas demonstraram otimismo de uma maneira geral com o ambiente econômico atual e futuro. Este número sobe para 49% quando se trata somente das perspectivas positivas para o futuro.
O número de 40% demonstra um salto significativo, já que, em novembro de 2017, o otimismo geral era de apenas 23,9%. No primeiro mês de 2018, os empresários que mostraram neutralidade com a situação geral permaneceram em 23,8% e o pessimismo caiu de 53% para 35% (novembro a janeiro).
“Os motivos para a forte elevação na confiança dos empresários estão em dois pilares: a relativa estabilização do ambiente político, considerando os desdobramentos de ações anticorrupção da Polícia Federal e o encaminhamento das propostas do Governo, como Reforma da Previdência, cadastro positivo e privatização da Eletrobrás. O outro pilar é o econômico, por meio da redução do desemprego, que permanece em tendência de queda e com a massa salarial subindo. Paralelo a isso, a menor taxa de juros da história também gera um efeito de otimismo no setor, ainda que demore a ser percebida na economia real”, explicou o economista da APAS, Thiago Berka.

Fonte: APAS
Um ponto da pesquisa que comprova os efeitos das variáveis econômicas no aumento da confiança são os dados de vendas no supermercado. Em janeiro, 82% dos empresários demostram otimismo para o futuro, enquanto o pessimismo caiu de 33% para 18%. “Esses números são muito importantes para demonstrar que, aos poucos, os efeitos da atividade econômica começam a se disseminar para maior número de empresários, já que se percebia um certo ceticismo em confiar que a retomada do PIB seria consistente”, comentou Berka.
O grau de satisfação com o Governo Federal no momento é maior que o Estadual (25% contra 17%), porém o pessimismo com o futuro é mais alto com o Federal (42% contra 25%). Isso demonstra que as últimas notícias em âmbito federal trouxeram uma percepção melhor, mas há reticências grandes para a manutenção do ritmo reformista.
Fonte: Assessoria de Comunicação da APAS
Veja mais >>>
17/07/2025 08:32 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Rio Grande do Norte promove evento estratégico para o setor supermercadista02/07/2025 15:53 - Supermercadistas potiguares recebem nova edição do ABRAS em Ação nas Estaduais -RN com foco em inovação no varejo
01/07/2025 08:48 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Minas Gerais promove evento estratégico para o setor supermercadista
20/06/2025 10:54 - Colaboração entre indústria e varejo é tema de evento para supermercadistas em Minas Gerais
05/06/2025 12:06 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Paraná promove negócios, relacionamento e muita conexão
04/06/2025 12:04 - É nesta quinta! ABRAS em Ação nas Estaduais chega ao Paraná
28/05/2025 11:48 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Pernambuco promove evento estratégico para o setor supermercadista
21/05/2025 08:57 - Abras em Ação nas Estaduais – Paraná: colaboração entre o varejo e a indústria
09/05/2025 10:10 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Pernambuco: colaboração entre o varejo e a indústria
18/03/2025 17:39 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Amazonas promove evento estratégico para o setor supermercadista
18/03/2025 09:44 - É hoje! ABRAS em Ação nas Estaduais chega, pela primeira vez, ao Amazonas
17/03/2025 08:51 - É amanhã! ABRAS em Ação nas Estaduais chega, pela primeira vez, ao Amazonas
22/11/2024 17:04 - APRAS inaugura sede em Curitiba (PR)
22/11/2024 14:19 - Primeira mulher à frente da ACESU, Cláudia Novais foca expansão da entidade
30/10/2024 17:30 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Ceará apresenta a colaboração entre a indústria e o varejo

