Estaduais
21/08/2015 12:41 - APAS promove encontro para mostrar como a tecnologia pode colaborar com os resultados dos supermercados
A APAS reuniu ontem (20) CIOs de renomadas companhias do varejo nacional para um debate que trouxe à tona como a tecnologia pode colaborar com os resultados dos supermercados diante do atual momento econômico do país, a partir de apresentações de como suas redes têm atuado ao longo deste ano. O debate, que foi prestigiado por 42 profissionais do setor, foi mediado pelo diretor de Tecnologia da APAS, José Flávio Fernandes.
O início do evento foi marcado pela palestra do diretor associado da PwC Brasil, Jorge Inafuco, que fez uma análise do varejo mundial a partir da pesquisa Total Retail, realizada pela consultoria e lançada no país em março deste ano, que mostra como a tecnologia está relacionada no cotidiano das pessoas.
"As quatro grandes conclusões do estudo mostram uma era de disrupção. São elas: a evolução da loja física, o avanço dos dispositivos móveis, as redes sociais (que promovem um relacionamento entre as marcas e os consumidores), e as mudanças demográficas, pois o padrão será o consumidor digital", avaliou Inafuco.
O CIO da Lojas Pernambucanas , João Marcelo Costa, contou que a companhia focou na estratégia de virtualização em 2015. Segundo ele, a companhia não era agressiva nessa área, pois apenas uma parte do ambiente era virtualizada. "Nesse momento de contenção de custos, aproveitamos para potencializar esta estratégia de virtualização e com isso conseguimos ter uma redução em torno de 15% nos contratos de manutenção de hardware, porque são eliminados muitos servidores físicos", resumiu Costa.
Já o CIO dos Supermercados Irmãos Lopes, Ricardo Marquetti, explicou que a tecnologia é uma das diretrizes definidas pela rede para esse momento de crise. Ele disse que os processos e sistemas da companhia devem garantir uma melhor experiência de compra aos consumidores.
"O cliente chega à loja e pode até esperar um pouco na fila do açougue, não encontrar um produto, mas na hora de pagar, se estiver sem sistema e ele tiver que ser direcionado a outro local para realizar o pagamento, ele vai embora", exemplificou Marquetti.
Assim como os Supermercados Irmãos Lopes, a Ótica Diniz foca na experiência de compra dos clientes, como explicou o CIO da rede, Fernando Fanizzi. "Estamos muito atentos à mudança no comportamento do consumidor e o relacionamento é algo que não vai deixar de existir. Não é preciso ser extremamente sofisticado. Temos que investir em algo diferenciado, com movimentos leves e efetivos".
Assessoria de Comunicação da APAS

Veja mais >>>
05/06/2025 12:06 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Paraná promove negócios, relacionamento e muita conexão28/05/2025 11:48 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Pernambuco promove evento estratégico para o setor supermercadista
21/05/2025 08:57 - Abras em Ação nas Estaduais – Paraná: colaboração entre o varejo e a indústria
09/05/2025 10:10 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Pernambuco: colaboração entre o varejo e a indústria
18/03/2025 17:39 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Amazonas promove evento estratégico para o setor supermercadista
18/03/2025 09:44 - É hoje! ABRAS em Ação nas Estaduais chega, pela primeira vez, ao Amazonas
17/03/2025 08:51 - É amanhã! ABRAS em Ação nas Estaduais chega, pela primeira vez, ao Amazonas
22/11/2024 17:04 - APRAS inaugura sede em Curitiba (PR)
22/11/2024 14:19 - Primeira mulher à frente da ACESU, Cláudia Novais foca expansão da entidade
30/10/2024 17:30 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Ceará apresenta a colaboração entre a indústria e o varejo
30/10/2024 09:04 - É hoje! ABRAS e ACESU realizam evento estratégico para o setor supermercadista cearense
29/10/2024 09:12 - ACESU celebra conquista de nova sede em Fortaleza (CE)
10/10/2024 10:56 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Ceará: colaboração entre o varejo e a indústria
29/08/2024 09:31 - Nova diretoria da APAS toma posse em cerimônia de gala
23/08/2024 14:02 - Expoagas 2024 encerra com R$ 704 milhões em negócios