Estaduais
08/05/2013 11:08 - Representantes do setor e especialistas discutem a confiança do brasileiro no varejo durante a APAS 2013
Participantes apresentaram pesquisa realizada pela Nielsen que destacou atitudes do consumidor, fator de escolha na hora da compra e otimismo
(da esq. p/ dir.) Eduardo Ragasol (Nielsen), Fernando Yamada (ABRAS), Alexandre Caldini Neto (Valor Econômico), João Galassi (APAS) e Nelson Barrizzelli (USP)
A confiança do brasileiro no varejo foi debatida ontem (7) pelos presidentes da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), Fernando Yamada, da Associação Paulista de Supermercados (APAS), João Galassi, do jornal Valor Econômico, Alexandre Caldini Neto, e da Nielsen Eduardo Ragasol durante painel apresentado na 29ª edição da APAS - Congresso e Feira de Negócios em Supermercados, que acontece até amanhã na capital paulista.
O painel, mediado pelo professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP) Nelson Barrizzelli, apresentou pesquisa realizada pela Nielsen que revelou que a confiança do consumidor está diretamente relacionada com o que é conhecido, com o que é respeitado e com o que transmite segurança. O estudo mapeou os atributos que possuem relação direta com a confiança. Entre os mais importantes estão a indicação, a experimentação, a informação disponível e o relacionamento. Foram ouvidos homens e mulheres responsáveis pela compra do domicílio, com predominância de pessoas casadas, com mais de um filho, das classes média e alta e nas faixas etárias de 25 a 39 anos e 40 a 55 anos.
Para o presidente da APAS, João Galassi, nem todos os consumidores têm a mesma percepção de confiança. Mesmo assim, na pesquisa, as palavras mais citadas são família e amigos, ou seja, aqueles mais próximos. "Nós, do setor varejista, entendemos que por isso temos que estar próximos para ganhar a confiança do consumidor", destacou Galassi.
No debate, o presidente da ABRAS, Fernando Yamada, ressaltou que uma das grandes conquistas do setor, no sentido de adquirir confiança do consumidor, foi abrir os supermercados aos domingos e feriados. "Além disso, estamos atendendo os anseios dos nossos clientes, investindo em tecnologia de saudabilidade, aquilo que faz bem à saúde. Somos o setor que mais investe no que o consumidor quer", destacou Yamada.
Para o presidente do jornal Valor Econômico, Alexandre Caldini Neto, a quebra de confiança tem um custo social e emocional muito grave e interfere em todo o País. "Os juros, por exemplo, são reflexo da desconfiança na inadimplência", disse Caldini.
Atitudes que geram confiança
De acordo com a pesquisa, os consumidores confiam mais em produtos que podem experimentar, naqueles que possuem histórico de confiança, nos que têm imagem positiva e nos que, por necessidade, é preciso confiar.
Na avaliação do presidente da Nielsen Eduardo Ragasol, esses itens emergem da proximidade que se tem com o consumidor. "Contudo, um dado importante que a pesquisa mostrou é que a loja precisa estar limpa e organizada. Isso atua diretamente na confiança e na percepção do consumidor sobre a organização do estabelecimento."
De acordo com Ragasol, o estudo apontou que a imagem das marcas é um importante gerador de confiança no varejo. "A renda mensal da família típica é de R$ 2.700 e ela não pode colocar em risco essa renda. Por isso, consomem as marcas em que confiam."
Fator de escolha do canal
Entre os estabelecimentos que se apresentam como mais confiáveis pelo consumidor estão os mercados de bairro, preferidos por 51% dos consumidores. Eles acreditam que nesses locais encontrarão bom atendimento.
Além disso, nesses pequenos estabelecimentos os clientes buscam preços baixos, conveniência e programa de fidelidade/caderneta. Para o presidente da APAS, "o consumidor brasileiro ainda não tem plena confiança em comprar pela internet."
Consumidores continuam otimistas
A Pesquisa de Confiança dos Supermercados do Estado de São Paulo apontou, ainda, que no atual contexto, o Brasil continua com o mais alto índice de confiança do consumidor entre os países da América Latina, à frente, inclusive, de países como Chile e México. Essa relação de confiança atrelada à economia do País reflete o consumo das famílias em bens duráveis e, em menor medida, de bens não duráveis.
Fatores externos inevitavelmente interferem no índice de confiança do consumidor. "A desoneração da cesta básica foi uma das melhores coisas que aconteceram", avalia Yamada.
Clique aqui e confira apresentação completa
APAS 2013
Nesta quarta-feira (8), às 12h30, no Auditório Principal, a Feira APAS 2013 traz a palestra: "Capitalismo Consciente: o futuro do varejo", que será apresentada pelo empresário Abilio Diniz e Raj Sisodia, professor de Marketing na Universidade de Bentley e cofundador do Instituto Capitalismo Consciente.
A APAS acontece até amanhã (9/5) das 14h às 20h no Expo Center Norte, em São Paulo. Este ano, a Feira conta com uma área de 68 mil metros quadrados e 550 expositores nacionais e internacionais. A expectativa dos organizadores é receber aproximadamente 70 mil visitantes, entre empresários do setor e executivos do varejo, e uma geração em volume de negócios em cerca de R$ 5,5 bilhões durante os quatro dias de evento.
Fonte: Associação Paulista de Supermercados (APAS)
Veja mais >>>
22/11/2024 17:04 - APRAS inaugura sede em Curitiba (PR)22/11/2024 14:19 - Primeira mulher à frente da ACESU, Cláudia Novais foca expansão da entidade
30/10/2024 17:30 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Ceará apresenta a colaboração entre a indústria e o varejo
30/10/2024 09:04 - É hoje! ABRAS e ACESU realizam evento estratégico para o setor supermercadista cearense
29/10/2024 09:12 - ACESU celebra conquista de nova sede em Fortaleza (CE)
10/10/2024 10:56 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Ceará: colaboração entre o varejo e a indústria
29/08/2024 09:31 - Nova diretoria da APAS toma posse em cerimônia de gala
23/08/2024 14:02 - Expoagas 2024 encerra com R$ 704 milhões em negócios
20/08/2024 14:08 - “Esta será a Expoagas da superação”, diz presidente da AGAS
13/08/2024 08:53 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Paraná apresenta a colaboração entre a indústria e o varejo
13/08/2024 09:03 - É hoje! ABRAS em Ação nas Estaduais – Paraná
30/07/2024 17:30 - Colaboração entre varejo e indústria será tema de evento em Curitiba
26/07/2024 14:52 - APAS elege dirigentes para biênio 2024-2026
18/07/2024 14:08 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Rio Grande do Norte apresenta a colaboração entre a indústria e o varejo
27/06/2024 08:58 - É Hoje! ABRAS em Ação nas Estaduais – Pernambuco