(160)
Pesquisas Sazonais
Páscoa
Natal
Pesquisa Verão
Pesquisa Tendência
» Redes de Negócios
 
Você está em:

Economia e Pesquisa

Associativismo ganha força no setor 10/02/2021 às 18h

No ano passado, a força das redes e associações de negócios ficou maior. A receita agregada das empresas supermercadistas que se reúnem neste modelo registrou novo crescimento, de acordo com a 20a Pesquisa Ranking de Redes e Associações de Negócios, elaborada pela Associação Brasileira de Supermercados. Em 2019, o faturamento bruto deste segmento teve um aumento nominal de 14,7%, passando de R$ 46,1 bilhões para R$ 52,9 bilhões.


Em termos reais, descontando os efeitos da inflação, o salto também foi de dois dígitos: 10,6%. O valor, em questão, provém de uma projeção realizada pelo Departamento de Economia e Pesquisa da Abras, com base no faturamento total do setor supermercadista e no desempenho das empresas declarantes do Ranking de Redes e Associações de Negócios (veja a seguir).


A pesquisa da Abras, tradicionalmente, avalia outros indicadores deste mercado que, em linha com a receita, seguem evoluindo. A quantidade de estabelecimentos operados pelas empresas associadas às redes de negócios subiu para 4.169 unidades, o que corresponde a um salto de 3,9% no total de lojas. Consequentemente, o número de check-outs também cresceu, passando de 22.618 unidades para 23.592 — aumento de 4,3%. Outro indicador que demonstra a evolução deste mercado é o total da área de vendas, que saltou 7,5%, passando de 2,81 milhões de m² para 3,02 milhões de m².


Diante do saldo bastante positivo no ano passado, os empresários ligados a este modelo associativista apresentam-se, majoritariamente, otimistas com o fechamento de 2020, mesmo com todos os desafios impostos pela pandemia da covid-19, crentes que as redes e centrais de negócio celebrarão mais um crescimento de dois dígitos para este ano. Segundo a pesquisa, mais da metade dos entrevistados (53,4%) acredita que o faturamento conjunto das redes será acima de 10%.


“O desempenho positivo e as perspectivas otimistas das redes de negócios são reflexo do contínuo processo de desenvolvimento, amadurecimento e profissionalização deste modelo”, destaca o superintendente da Abras, Marcio Milan. “A Abras monitora este mercado há duas décadas e sente-se honrada em presenciar a trajetória do associativismo no setor supermercadista, cujos progressos ajudam a fortalecer o autosserviço nacional e a prestar um serviço com mais qualidade para os consumidores. Isso traz ganhos para toda a cadeia de abastecimento.”


Clique aqui e leia a matéria na íntegra



Últimas

» Associativismo ganha força no setor 10 de Fevereiro 2021, às 18h
» A união que segue dando lucro 25 de Outubro 2019, às 15h
» Associativismo ganha forças e aumenta vendas 10 de Outubro 2018, às 13h
» União para ser competitivo 15 de Janeiro 2018, às 05h
» Trabalho em conjunto dribla adversidades 21 de Outubro 2016, às 05h
» Estratégias cada vez mais alinhadas 02 de Outubro 2015, às 05h
» Estudo sobre redes de negócios revela busca pela eficiência 09 de Dezembro 2014, às 06h
» Pesquisa sobre Redes de Negócios aponta novos perfis de empresas 28 de Outubro 2013, às 06h

Ver mais »