(424)
Convenção
Apresentação
Convenção ABRAS 2019
Convenção ABRAS 2018
Convenção ABRAS 2017
Convenção ABRAS 2016
Convenção ABRAS 2015
» Convenção ABRAS 2014
Convenção ABRAS 2013
Convenção ABRAS 2012
Convenção ABRAS 2011
Convenção ABRAS 2010
Convenção ABRAS 2009
 
Você está em:

Convenção

 

Convenção ABRAS 2014

 


 



Convenção ABRAS 2014: recorde de público e programação de sucesso

 


 


 

 

A 48ª edição da Convenção ABRAS, realizada de 16 a 18 de setembro, em Atibaia (SP), reuniu mais de mil participantes entre líderes supermercadistas (presidentes e diretores de empresas), fornecedores e autoridades. Com o tema Supermercados 360º - Uma visão estratégica para o consumidor, o evento contou com palestrantes internacionais e nacionais que falaram sobre desempenho dos supermercados, comportamento do consumidor, tecnologias e e-commerce, tendências econômicas, sustentabilidade, entre outros.

 

Na solenidade de abertura, o presidente da ABRAS, Fernando Yamada, falou da importância da Convenção como "uma oportunidade para supermercadistas e fornecedores se reunirem para debater estratégias e soluções para o avanço do setor no País", e fez o lançamento oficial da União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (UNECS), um grupo formado pela ABRAS e mais seis entidades do comércio e serviços, dentre elas Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad), Associação Nacional de Materiais de Construção (Anamaco), Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), que atuará em assuntos de interesses convergentes junto à sociedade e órgãos públicos no que diz respeito a temas de grande interesse setorial e nacional.

 

"Teremos na UNECS uma força coletiva, uma frente única de trabalho, uma convergência que repercutirá nas mudanças que almejamos como cidadãos e setor produtivo, contribuindo para fazer o nosso país permanecer no trilho do crescimento e do desenvolvimento econômico e social", ressaltou Yamada. A cerimônia de abertura da Convenção ABRAS contou com a presença dos ministros Guilherme Afif Domingos, da Secretaria da Micro e Pequena Empresa e Mauro Borges Lemos, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

 

A programação da Convenção ABRAS 2014 trouxe ainda painéis sobre a economia brasileira e seus impactos no autosserviço, e também de sustentabilidade, no qual foi debatido a geração de riqueza por meio dos resíduos sólidos, com a presença do Secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Ney Maranhão.

 

O quadro de palestrantes contou com renomados profissionais de nível mundial como Sucharita Mulpuru, especialista em varejo digital, que falou sobre como o acesso digital está transformando a experiência de compra, abordando o impacto da explosão do uso de dispositivos móveis -

smartphones e tablets - nas compras; e John Mackey, coCEO de uma das mais importantes redes de supermercados de produtos naturais e orgânicos, a Whole Foods, que destacou a importância do capitalismo consciente, com foco na valorização da motivação de líderes e de funcionários dentro da empresa. Além de Dom Sagolla, cocriador do Twitter, que discutiu meios de inovação necessários para auxiliar no surgimento de novas ideias, além do futuro da escrita e do jornalismo, bem como das redes sociais.

 

Entre os palestrantes nacionais estavam os dirigentes das maiores redes do setor no Brasil. Horst Paulmann - fundador/presidente do Grupo Cencosud, falou sobre as operações brasileiras da rede, e da necessidade da estratégia em longo prazo. Peter Estermann, vice-presidente do Grupo Pão de Açúcar, falou em sua palestra sobre as estratégias para melhorar o desempenho da rede no Brasil e do panorama econômico. Charles Desmartis, CEO do Grupo Carrefour, falou da evolução do Carrefour e do setor no Brasil, apontando desafios e perspectivas para todas as empresas varejistas. Guilherme Loureiro, CEO e presidente do Walmart Brasil, destacou como manter a empresa forte e competitiva em momento de crise, exemplificando com ensinamentos de Sam Walton, fundador do grupo no mundo.

 

Perspectivas

Durante a Convenção ABRAS foram apresentadas também as perspectivas do setor supermercadista para o segundo semestre de 2014 e para o ano de 2015. A divulgação foi feita em coletiva de imprensa com a presença dos mais importantes veículos da imprensa brasileira, com jornalistas de várias capitais do Brasil: São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte, Belém, Recife, Brasília, entre outros.

Como o presidente da ABRAS declarou em coletiva, o setor supermercadista deverá crescer 1,9% em 2014 (até julho, o resultado acumulado era de 1,48%). Para 2015, a perspectiva é de que o ano seja um pouco melhor, com o setor crescendo 2,5% (já deflacionado pelo IPCA/IBGE).

 

"Apesar dos rumores de um ano difícil em 2015 nossa perspectiva é a de continuarmos crescendo acima do PIB, acreditando na força do mercado interno brasileiro e na manutenção de uma taxa de desemprego nos mesmos patamares que se apresenta atualmente. O cenário econômico atual é desafiador, sem dúvida, mas precisamos acreditar no potencial do Brasil para enfrentá-lo e sair fortalecido deste processo", afirmou Fernando Yamada, presidente da ABRAS.

 

Além da perspectiva de manutenção de uma taxa de desemprego estável, outro fator em que se baseia a estimativa da ABRAS para estimar o crescimento positivo, mas menor em 2015, é a perspectiva de crescimento de 8,8% no salário mínimo. "Entre outros fatores estruturais, acreditamos em um resultado positivo, pois esperamos que o salário mínimo seja reajustado num nível mais alto do que em 2014, conforme já orçado pelo governo federal", avaliou Yamada.


 

Exposição de tecnologia

Durante a Convenção ABRAS, foi realizada a 4ª Exposição de Tecnologia. O evento reuniu cerca de 25 expositores de diversas empresas desenvolvedoras de softwares, hardwares, suprimentos, serviços e equipamentos, entre outras soluções voltadas para supermercados.


Um dos destaques da exposição deste ano foi é o Espaço Inovação, dividido em três áreas: BackOffice Logística (retaguarda dos supermercados) com demonstração de soluções para gestão de processos, como administrativo, financeiro; Chão de loja e Check-out com soluções de etiquetas eletrônicas, meios de pagamento; E-commerce e Serviços com soluções para mobile, máquina de venda automática, e outros. 


Workshop Latino-americano

A Associação Latino-americana de Supermercados (ALAS), em parceria com a ABRAS, promoveu mais uma edição de seu Workshop no dia 16 de setembro, durante a Convenção ABRAS, que contou com a presença de líderes de supermercados do Brasil e de diversos países da América Latina: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Estados Unidos, México, Paraguai, Peru, entre outros.


Um dos destaques do workshop foi a apresentação do Dr. Duval Ribas Filho, da The Coca-Cola Company, que falou de mitos e verdade sobre alimentos industrializados, que destacou que comer chocolate, beber café e até uma certa dose de bebida alcoólica podem fazer bem à saúde e até prolongar os anos de vida. Outro destaque do Workshop ALAS foram as discussões sobre prevenção de perdas no Brasil e na América Latina.

  


Redação Portal ABRAS