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Supermercados gaúchos esperam crescimento de 9% nas vendas de papelaria 23/01/2013 às 17h

Fevereiro vai concentrar 70% da compra de material escolar pelos consumidores




Os supermercados gaúchos mais uma vez deverão superar as papelarias, livrarias e lojas de bazar como local preferido de compras de material escolar neste período de volta às aulas, em 2013. A projeção é do presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS), Antônio Cesa Longo, que informa uma expectativa de crescimento de 9% nas vendas do setor para o evento, na comparação com a volta às aulas do ano passado. De acordo com o dirigente, os supermercados lideram a preferência dos consumidores há seis anos consecutivos no estado, nesta data, por fatores como a proximidade de casa e do trabalho, a variedade de meios de pagamento e a conveniência de realizar as compras de material escolar junto com outros itens para a casa.


De acordo com o presidente da AGAS, o calendário deste ano, que prevê um retorno às aulas mais cedo do que em 2012, resultou na antecipação da exposição e das promoções de produtos de papelaria pelos supermercadistas. "No entanto, cerca de 70% da venda será realizada em fevereiro, sobretudo nas duas semanas que sucedem o carnaval", projeta Longo. O supermercadista lembra que a proximidade das escolas e universidades também desperta os minimercados para o evento volta às aulas. "Além disso, o cenário é positivo pela excelência da indústria gaúcha no setor de papelaria", destaca.


Os destaques do ano - Segundo pesquisa apurada pela Agas, 63,5% dos produtos de papelaria e material escolar comprados no período serão adquiridos para os filhos, enquanto 30% dos itens típicos de volta às aulas serão comprados para uso próprio. Por isso, os supermercados gaúchos apostam em dois produtos como destaques para o evento em 2013: as linhas de lápis e canetas para colorir, com foco no desenvolvimento das crianças que estão iniciando sua escolaridade; e as coleções de cadernos juvenis, para crianças de 1ª a 5ª série, com personagens licenciados e estampas de filmes, desenhos e heróis, como as linhas Carrossel e Monster High. "Pelo menos 75% dos cadernos vendidos em nossas gôndolas serão de personagens infantis licenciados ou ídolos dos jovens. Cada vez mais as crianças e adolescentes exercem poder de decisão na escolha da compra", explica o dirigente da AGAS.


Preços
 

De acordo com os dados coletados pela AGAS junto aos supermercadistas gaúchos, os preços da seção de papelaria, neste ano, estão em média 5% superiores ao período em 2012, um aumento abaixo da inflação no período.



Produto/ Variação de preço sobre 2012


Linha para escrita (caneta, lápis e grafite)   +5%
Linha para colorir (lápis de cor, canetas hidrográficas e tintas) +3%
Cadernos  +8%
Papel A4   +7%
Mochilas e pastas 0%
 


O presidente da AGAS destaca ainda que, nas redes maiores, artigos eletrônicos e itens como cartuchos para impressora e pendrives também registram aumento de procura pelos clientes. Neste período, o peso das vendas de papelaria e produtos para volta às aulas no faturamento total dos supermercados é de 4,5% em fevereiro. A estimativa da AGAS é de que seja agregado o montante de R$ 48 milhões ao faturamento dos supermercados gaúchos com a venda de material escolar. Deste total, R$ 9,6 milhões (20%) virão da comercialização de itens produzidos por fábricas do Estado.



Fonte: Assessoria de Comunicação da AGAS

 



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