(411)
Associações Estaduais
Apresentação
Contatos
» Notícias
 
Você está em:

Abras

Supermercados: Pedidos de delivery mais que dobraram no segundo mês de quarentena no Rio de Janeiro 22/05/2020 às 22h

A Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) fez um novo levantamento referente ao segundo mês de pandemia e constatou que, no período de 30 dias (12/4 a 11/5), houve uma queda de quase 11% no movimento das lojas, em comparação com o mês anterior.
Em relação às vendas, a redução média foi de cerca de 4% neste mesmo período, comparado ao primeiro mês de quarentena, quando houve um crescimento de 21% nas vendas. Porém, se compararmos com o mesmo período do ano passado, as vendas nesses dois primeiros meses de pandemia tiveram um crescimento de mais de 15%.

 

Segundo o presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz, as medidas de isolamento foram determinantes para uma mudança no comportamento do consumidor. O aumento de pedidos para entrega em casa e a conscientização das pessoas de comprar somente o necessário, reduzindo, com isso, as idas ao supermercado também foram fatores que contribuíram para essa queda.


"A queda de movimento era esperada no segundo mês porque muita gente correu para os supermercados assim que o isolamento começou, com medo de um possível desabastecimento. Mas, desde o início da quarentena, fizemos um trabalho de conscientização junto às redes de supermercados associadas para tranquilizar os consumidores de que todas as lojas estavam abastecidas e orientar na adoção de novos hábitos, como o delivery". Em relação à queda nas vendas, Fabio Queiróz lembra que o desemprego e as incertezas econômicas contribuíram para a retração do consumidor.

 

Disparo vendas online


Pelo segundo mês consecutivo, houve aumento nas vendas com entrega em casa. Os pedidos via delivery cresceram 114% em relação ao primeiro mês da pandemia. Já no acumulado dos dois meses, os pedidos de entrega fecharam em alta de quase 85%.

Em relação às compras pela internet nos sites das redes, o aumento foi de 94% comparado ao primeiro mês da quarentena. Para Fábio Queiróz, esses números revelam que a população tem seguido as orientações das autoridades a respeito do isolamento: "Esta é a melhor opção neste momento, principalmente para os idosos, que não devem se expor".


Setor aquecido


Desde o início do isolamento foram quase 2 mil novas vagas de emprego criadas no setor supermercadista. Somente uma grande rede abriu cerca de 508 vagas no período. O segmento é um dos poucos que estão contratando em meio à pandemia.


Através do site Vagas no varejo, a ASSERJ, em parceria com 29 entidades ligadas ao segmento varejista, oferece oportunidades de emprego em setores essenciais, como supermercados e farmácias. Em apenas dois dias, 523 vagas de emprego foram registradas pelas empresas.
Para a Superintendente da ASSERJ, Keila Prates, a plataforma será fundamental para aproveitar a mão de obra que foi desligada, mas que tem qualificação e experiência no varejo. "Conseguimos unir duas oportunidades, tanto para quem está precisando trabalhar, quanto para as empresas, que precisam repor profissionais neste momento".


Entre os dias 12/04 e 11/05, cerca de 12% dos colaboradores das redes associadas foram afastados por terem sintomas da COVID-19 ou fazerem parte do grupo de risco. A medida vem sendo adotada pelos supermercados, desde o início do isolamento, para a segurança de todos. 

 

 

Fonte Assessoria de Comunicação da Asserj

 



Últimas

» Encontro Regional de Supermercadistas neste dia 09.06 07 de Junho 2021, às 12h
» Campanha da ACATS completa um ano 14 de Maio 2021, às 17h
» Associação Cearense de Supermercados lança “Movimento Super Solidário” para arrecadação de alimentos 13 de Maio 2021, às 17h
» Supermercados estarão abertos neste sábado (1º. De maio) em várias regiões de SC 28 de Abril 2021, às 16h
» ASSURN doa 2 mil cestas básicas à campanha RN Chega Junto no Combate à Fome 27 de Abril 2021, às 17h
» ASSURN promove série de lives com líderes do setor supermercadista 27 de Abril 2021, às 17h
» Governo lança campanha RN Chega Junto no Combate à Fome em parceria com ASSURN 19 de Abril 2021, às 12h
» Exposuper 2021 prorrogada para outubro 15 de Abril 2021, às 14h
» ASSERJ debate a importância da vacinação em evento sobre Internet das Coisas 08 de Abril 2021, às 16h
» Apas: Redução do ICMS não contempla os supermercados 19 de Março 2021, às 09h

Ver mais »