(411)
Associações Estaduais
Apresentação
Contatos
» Notícias
 
Você está em:

Abras

APAS cobra medidas do Banco Central para contribuir com troco e circulação de moedas 14/11/2017 às 10h

Desde o dia 30 de agosto, o Banco Central iniciou campanha para despertar na população a importância de se retirar moedas de cofrinhos, gavetas, cinzeiros, por exemplo, e aumentar a oferta do numerário, a fim de facilitar o troco e, principalmente, reduzir o gasto público. A APAS - Associação Paulista de Supermercados - apoia a campanha veiculada nas mídias sociais, porém, considera que o problema exige ações mais efetivas do Banco Central para a solução, que afeta diretamente a falta de troco nos estabelecimentos.


"Ciente da importância e relevância de um órgão como o Banco Central, a APAS julga importante à campanha veiculada nas redes sociais, porém, acredita que o Banco Central também pode contribuir com outras ações efetivas para sanar o problema", afirma Pedro Celso Gonçalves, presidente da Associação.

Nesta linha, a APAS, em conjunto com a ABRAS - Associação Brasileira de Supermercados, pediu audiência com o Banco Central visando discutir iniciativas que favoreçam uma solução definitiva. Uma das ações que a APAS cobra do Banco Central é a reposição das moedas que saem de circulação por meio da produção de novas moedas, além de divulgações mais contundentes da campanha, para que estimule o consumidor a colocar em circulação as moedas que estão em seu poder.


Segundo dados do Banco Central, o conjunto das moedas entesouradas representa cerca de 35% do total. Se foram consideradas quase 25 bilhões de moedas de Real, emitidas desde 1994, chega-se ao número estimado de 8,7 bilhões de moedas entesouradas, o que corresponde aproximadamente a R$ 1,4 bilhão.

Os estabelecimentos comerciais têm total interesse na campanha do Banco Central e, neste contexto, a APAS, que representa um setor tão importante para a economia do País, orientou os supermercadistas associados a compartilharem os vídeos da campanha nas respectivas redes sociais, a fim de incentivar a prática por parte dos consumidores.


Contudo, cada vez mais as moedas em circulação vêm diminuindo, e nem mesmo ações individuais das lojas ou dos bancos conseguem abastecer o comércio com a quantidade necessária para a demanda de troco necessária à atividade.

A APAS considera que a criação de campanhas que estimulem o uso de moedas é saudável, mas vê com preocupação os casos onde há uma contrapartida estabelecida, pois apesar desse tipo de ação gerar um primeiro impacto positivo, pode ter um efeito contrário no futuro e inibir ainda mais a utilização das moedas pelos consumidores, estimulando seu entesouramento.


"Vamos seguir na solicitação de medidas ao Banco Central para que a responsabilidade pela solução do problema não fique somente nas mãos do comércio e do consumidor", enfatiza Roberto Longo, vice-presidente e diretor Jurídico da APAS.

Sobre a APAS - A Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade tem 1.455 associados, que somam mais de 3.242 lojas.



Fonte: Assessoria de Comunicação da APAS

 

 



Últimas

» Encontro Regional de Supermercadistas neste dia 09.06 07 de Junho 2021, às 12h
» Campanha da ACATS completa um ano 14 de Maio 2021, às 17h
» Associação Cearense de Supermercados lança “Movimento Super Solidário” para arrecadação de alimentos 13 de Maio 2021, às 17h
» Supermercados estarão abertos neste sábado (1º. De maio) em várias regiões de SC 28 de Abril 2021, às 16h
» ASSURN doa 2 mil cestas básicas à campanha RN Chega Junto no Combate à Fome 27 de Abril 2021, às 17h
» ASSURN promove série de lives com líderes do setor supermercadista 27 de Abril 2021, às 17h
» Governo lança campanha RN Chega Junto no Combate à Fome em parceria com ASSURN 19 de Abril 2021, às 12h
» Exposuper 2021 prorrogada para outubro 15 de Abril 2021, às 14h
» ASSERJ debate a importância da vacinação em evento sobre Internet das Coisas 08 de Abril 2021, às 16h
» Apas: Redução do ICMS não contempla os supermercados 19 de Março 2021, às 09h

Ver mais »