(418)
SuperHiper
Última Edição
Redação
Equipe comercial
Assine
Edições Anteriores
Pesquisa Líderes de Vendas
» Internacional
 
Você está em:

SuperHiper

Artigo: Smart & Final - Uma história de sucesso 06/05/2013 às 13h

 

Por Antonio Carlos Ascar *

 


Esta é uma história de atacadistas tradicionais, com início no século retrasado em 1871, que vão se juntando, comprando ou se fundindo, até se transformarem em 1923 em uma rede atacadista em autosserviço ou Cash & Carry com o nome de Smart & Final.

 

É também a história de uma rede que trilhou o seguinte caminho, quanto a seus formatos de loja: Atacadista Tradicional, Atacadista em Autosserviço, Atacadista de Conveniência, e se tornando agora uma Loja Depósito (Warehouse Store) ou como prefiro, Loja Depósito de Conveniência.
Esta é a atual proposta de vida da rede, dita por eles:

 

"Nossas lojas economizam seu tempo e dinheiro com localizações convenientes e por ser a menor e mais rápida Loja Depósito com características de Cash & Carry. É um formato de atacado em autosserviço de tamanho médio. Assim você entra e sai rapidamente. Além disso, nossos preços são de atacadista e nossa boa qualidade de produtos lhes traz valor sem cobrar qualquer taxa de associação."

 

E a proposta continua:

 

"Nosso sucesso também está na linha de produtos com grande variedade de alimentos, todos os equipamentos necessários para o seu preparo, e tudo para a limpeza da sua cozinha, quer industrial, restaurante, quer residencial."

 

As lojas tradicionais têm 1,5 mil m² de área de venda e operam 4 mil itens.
As lojas chamadas de Extra têm de 2,3 mil a 3,5 mil m² e operam cerca de 6 mil itens.

 

Conheçam os caminhos trilhados por eles.

 

- Tudo começou em Los Angeles em 1871 com um atacado de alimentos tradicional com o nome Hellman, Haas.
- Em 1889 Jacob Baruch comprou a parte de Herman Hellman e a empresa passou a se chamar Haas, Baruch.
- Em paralelo, em 1914 J.S. Smart e H.D. Final se associaram em uma empresa atacadista tradicional com o nome Smart & Final Wholesale Grocery.
- Após uma viagem a Ohio em 1923 trouxeram para a Califórnia o vitorioso conceito do autosserviço e criaram lojas com o conceito atacadista de Cash & Carry.
- O sucesso estava na localização das lojas próximas ao público-alvo e não em áreas rurais mais baratas, que é para onde iam os outros atacadistas.
- Em 1950 já operavam 65 lojas.
- Em 1953 a Smart & Final comprou a empresa Haas, Baruch e em 1980 já tinham 86 lojas.
- Os franceses do Casino compraram a empresa em 1984.
- Em 1995 já operavam 140 lojas nos EUA e no México,
- Em 2007 a empresa foi comprada pelo fundo Appollo Management
- No ano passado a empresa foi adquirida pelo fundo Ares Management
- Operavam também 8 lojas Sun Harvest e 31 Henry´s Farmer Market, mas em 2011 venderam todas para a rede Sprouts.
- Hoje, a rede tem como sócio majoritário este fundo e opera 235 lojas, sendo 149 Smart & Final, 34 Smart & Final Extra e 52 Cash & Carry tendo vendido o ano passado quase dois bilhões de dólares.

 

O motivo do seu sucesso está em seguir à risca sua proposta de vida, exposta acima, com formato, localização, layout, linha de produtos, foco e tudo o mais compatível com sua proposta.

 

São 138 anos de sucesso com o mesmo foco vencedor voltado para dar aos seus clientes satisfação e valor, por meio de preços baixos em Lojas Depósito com conveniência na localização, no tamanho e nos serviços como; planejamento de menus, ofertas especiais, e pedidos por fax, entre outros.

 

 

 

* Antonio Carlos Ascar é estudioso das tendências mundiais do varejo de autosserviço. Graduado e pós-graduado em Administração de Empresas pela FGV (SP),  e  especialização em Empreendedorismo pela Babson College de Boston (EUA). É autor do livro Glossário Ascar de Termos Supermercadistas e do livro Distribuindo as Camisas. Por 31 anos foi diretor-executivo do Grupo Pão de Açúcar, implantou diversos formatos de loja como: Extra, Minibox, Superbox, Peg Faça, Express, entre outros. Atualmente é consultor e sócio diretor da Ascar & Associados, empresa de consultoria que atua na prestação de serviços a redes supermercadistas. Ascar é também consultor de varejo da Abras e articulista da revista SuperHiper, publicação Abras. www.ascarassociados.com.br

 

Clique aqui e confira o dicionário do setor.



Últimas

» O supermercado mais lindo do mundo 14 de Setembro 2021, às 17h
» Artigo: Uma rápida história do pai hipermercado 03 de Maio 2021, às 19h
» Artigo: Albertsons aos 80 anos 03 de Fevereiro 2021, às 17h
» Artigo: Clareza de posicionamento, sua empresa tem? 13 de Novembro 2020, às 16h
» Artigo: Nova rede surgindo na Bósnia 14 de Setembro 2020, às 18h
» Artigo: Alemanha, país dos supermercados barateiros 15 de Julho 2020, às 13h
» Artigo: Fooby, um upgrade da Coop 23 de Abril 2020, às 11h
» Artigo: Previsões para 2020 e além 07 de Janeiro 2020, às 12h
» Artigo: O tal do 06 de Dezembro 2019, às 12h
» Artigo: Última geração da Albertsons em funcionamento 25 de Setembro 2019, às 13h

Ver mais »