(418)
SuperHiper
Última Edição
Redação
Equipe comercial
Assine
Edições Anteriores
Pesquisa Líderes de Vendas
» Internacional
 
Você está em:

SuperHiper

Artigo: E daqui a cinco anos? 12/12/2017 às 13h

*Antonio Carlos Ascar


Pesquisando em diversos sites especializados em comércio varejista, como normalmente faço, encontro informações sobre tendências do varejo, novidades, quem comprou quem, o que vai bem, entre tantas outras notícias importantes e interessantes para varejistas e para articulistas como eu.


Nesta semana, me deparei com uma projeção para cinco anos, de cinco grandes vendedores varejistas. Um especialista em hipermercados, e também, o maior varejista do mundo, o Walmart; e um atacadista em autosserviço, na verdade um clube atacadista, e o maior deles que é o Costco; a maior rede de lojas de vizinhança e de conveniência do mundo que é a japonesa Seven & I, e os dois maiores vendedores varejistas pela internet: a Amazon e o poderoso chinês Alibaba. É um time de muito respeito.


Todos vêm crescendo em vendas ano a ano. Mas como será daqui para frente?
Quais deles serão os que mais impactarão o comércio?
Quais deles terão os maiores crescimentos nos próximos cinco anos?
O gráfico abaixo mostra o passado e as tendências para 2021.



Transformando o gráfico em números, veja como crescerão esses gigantes do varejo:


É claro que todos os números de 2021 são só projeções de mercado, mas é assustador para o chamado varejo "brick-and-mortar" (loja física).
O termo em inglês, se refere às empresas que operam precisando de uma presença física, e oferecem uma experiência face a face com o consumidor.
Assim, este varejo se contrapõe ao e-commerce que é o que mais promete em crescimento.
Não é à toa que um grande número de varejistas pelo mundo já esta vendendo também pela internet. E saiba que os do e-commerce começam também a ter suas experiências com lojas conceito de varejo.
Mas assusta essa pequena previsão de crescimento do Walmart de 16,4%, enquanto o site Alibaba pode chegar a crescer 174,3%.



*Antonio Carlos Ascar é estudioso das tendências mundiais do varejo de autosserviço. Graduado e pós-graduado em Administração de Empresas pela FGV (SP), e especialização em Empreendedorismo pela Babson College de Boston (EUA). É autor do livro Glossário Ascar de Termos Supermercadistas e do livro Distribuindo as Camisas, (à venda no site www.mercadolivre.com.br). Por 31 anos foi diretor executivo do Grupo Pão de Açúcar, implantou diversos formatos de loja como: Extra, Minibox, Superbox, Peg Faça, Express, entre outros. Atualmente é consultor e sócio diretor da Ascar & Associados, empresa de consultoria que atua na prestação de serviços a redes supermercadistas. Ascar é também palestrante internacional, consultor de varejo da Abras e articulista da revista SuperHiper, publicação da Abras. www.ascarassociados.com.br

 

Clique aqui e confira o dicionário do setor.



Últimas

» O supermercado mais lindo do mundo 14 de Setembro 2021, às 17h
» Artigo: Uma rápida história do pai hipermercado 03 de Maio 2021, às 19h
» Artigo: Albertsons aos 80 anos 03 de Fevereiro 2021, às 17h
» Artigo: Clareza de posicionamento, sua empresa tem? 13 de Novembro 2020, às 16h
» Artigo: Nova rede surgindo na Bósnia 14 de Setembro 2020, às 18h
» Artigo: Alemanha, país dos supermercados barateiros 15 de Julho 2020, às 13h
» Artigo: Fooby, um upgrade da Coop 23 de Abril 2020, às 11h
» Artigo: Previsões para 2020 e além 07 de Janeiro 2020, às 12h
» Artigo: O tal do 06 de Dezembro 2019, às 12h
» Artigo: Última geração da Albertsons em funcionamento 25 de Setembro 2019, às 13h

Ver mais »