(418)
SuperHiper
Última Edição
Redação
Equipe comercial
Assine
Edições Anteriores
Pesquisa Líderes de Vendas
» Internacional
 
Você está em:

SuperHiper

Artigo: Uma radiografia do grupo Dia% 03/06/2016 às 13h

*Antonio Carlos Ascar


Tudo começou em 1979 com a abertura de uma loja de desconto em Madri, Espanha. A proposta era de uma loja com preços realmente baixos e um mix de produtos enxuto e que privilegiasse marcas próprias ou exclusivas. Em 1990 já eram mais de 1.000 lojas em operação.


Entraram em Portugal em 1993 e cresceram com a compra da rede Minipreço, que foi desenvolvida, em Portugal, pelo Grupo Pão de Açúcar. Aconteceu uma integração do Grupo Dia com o Grupo Carrefour em 1999.


Chegaram à Argentina em 1999, no Brasil em 2001 e na China em 2003. Três anos depois começaram a desenvolver novos formatos de loja como Dia% Maxi e o Dia% Market. A busca sempre foi por lojas de proximidade que mais bem se adaptassem às necessidades dos consumidores.


Dentre as suas principais bandeiras em operação estão: Dia% Maxi, Fresh, Max Descuento Cash&Carry, La Plaza, Minipreço e Dia% Market.

 

 

 

 

E, finalmente, e talvez o mais importante, o Demonstrativo de Lucros e Perdas do ano passado (2015), que mostra um lucro líquido de 267,2 milhões de euros, 8,4% superior ao ano anterior.

 

Estas são suas marcas próprias ou exclusivas: Dia%, AS, Bonté, Basic Cosmetics, BabySmile, Junior Smile.

 

 

 

 

 

Fonte: D/A Retail (junho de 2015) e site Dia%

 

 

*Antonio Carlos Ascar é estudioso das tendências mundiais do varejo de autosserviço. Graduado e pós-graduado em Administração de Empresas pela FGV (SP), e especialização em Empreendedorismo pela Babson College de Boston (EUA). É autor do livro Glossário Ascar de Termos Supermercadistas e do livro Distribuindo as Camisas, (à venda nos sites www.submarino.com.br e www.extra.com.br). Por 31 anos foi diretor executivo do Grupo Pão de Açúcar, implantou diversos formatos de loja como: Extra, Minibox, Superbox, Peg Faça, Express, entre outros. Atualmente é consultor e sócio diretor da Ascar & Associados, empresa de consultoria que atua na prestação de serviços a redes supermercadistas. Ascar é também consultor de varejo da Abras e articulista da revista SuperHiper, publicação da Abras. www.ascarassociados.com.br

 

Clique aqui e confira o dicionário do setor.

 



Últimas

» O supermercado mais lindo do mundo 14 de Setembro 2021, às 17h
» Artigo: Uma rápida história do pai hipermercado 03 de Maio 2021, às 19h
» Artigo: Albertsons aos 80 anos 03 de Fevereiro 2021, às 17h
» Artigo: Clareza de posicionamento, sua empresa tem? 13 de Novembro 2020, às 16h
» Artigo: Nova rede surgindo na Bósnia 14 de Setembro 2020, às 18h
» Artigo: Alemanha, país dos supermercados barateiros 15 de Julho 2020, às 13h
» Artigo: Fooby, um upgrade da Coop 23 de Abril 2020, às 11h
» Artigo: Previsões para 2020 e além 07 de Janeiro 2020, às 12h
» Artigo: O tal do 06 de Dezembro 2019, às 12h
» Artigo: Última geração da Albertsons em funcionamento 25 de Setembro 2019, às 13h

Ver mais »