Os principais produtos que se destacaram nos pontos de venda ao longo deste ano, sob a ótica dos supermercadistas, foram premiados por SuperHiper. Confira se os vencedores estão disponíveis em sua gôndola
Um seleto grupo de 11 empresas foi contemplado pelo prêmio Lançamento do Ano, que neste ano chegou à sua 38a edição. A iniciativa, promovida pela Revista SuperHiper, em parceria com a GfK Brasil, tem por objetivo identificar os produtos mais inovadores pertencentes a dez categorias comercializadas pelo autosserviço e também eleger a melhor campanha promocional, sob a ótica do supermercadista. Além disso, pelo quarto ano consecutivo, houve a premiação do produto mais votado. O evento em questão foi realizado no dia 12 de novembro, em São Paulo, e contou com a presença de profissionais do varejo e da indústria.
Durante a abertura da cerimônia, o presidente da Abras, Fernando Yamada, parabenizou as empresas vencedoras e destacou a necessidade cada vez maior de o varejo e a indústria estarem próximos para promoverem melhorias contínuas nas lojas. “Juntos, o varejo e os fornecedores têm total capacidade para fazer o consumo acontecer e é por isso que essa união deve ficar mais intensa. Foi, justamente, este preceito que nos motivou a planejar uma série de workshops sobre Gerenciamento por Categorias que acontecerão ao longo de 2016”, revelou o presidente da Abras.
Na ocasião, Yamada também destacou a importância dos investimentos em inovação por parte das indústrias para aquecer as lojas e oxigenar as gôndolas. “Observamos que as indústrias que não pesquisam e investem são as que estão tendo maior dificuldade no atual cenário que estamos vivenciado.” Na sequência, o diretor de Relacionamento da GfK Brasil, Marco Aurélio Lima, explicou aos presentes a metodologia da pesquisa (veja boxe) e refletiu sobre a vocação do prêmio Lançamento do Ano em identificar tendências de consumo. “Fizemos uma análise dos últimos dez anos e observamos que muitos produtos premiados estão ativos no mercado, ganhando escala e movimentando as categorias as quais pertencem.
Como exemplos, temos o detergente líquido para roupas, azeite com bico dosador, iogurte funcional, desodorante que não mancha as roupas e até um molho para saladas com ervas finais, que motivou o surgimento de outras opções. Em resumo, as empresas que investem em inovações que geram resultado no ponto de venda e que pensam no consumidor, colhem muitos frutos no futuro”, observou. Confira a seguir a relação de empresas que conquistaram o reconhecimento dos supermercadistas e venceram o Prêmio Lançamento do Ano.