O fluxo de informações e a satisfação dos consumidores

Leia em 2min 10s

Wagner Hilário, Rio de Janeiro

 

 

Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da GS1l, Marina Pereira,

 

A terceira escala de palestras do segundo dia da Convenção Abras 2018 foi aberta pela gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da GS1 Brasil (Associação Brasileira de Automação), Marina Pereira, que falou sobre “O novo consumidor brasileiro e o fluxo de informações de produtos”.

 

Marina enfatizou o estudo da GS1 que trata de tendências, sobretudo no mercado de consumo. De acordo com ela, 40% dos brasileiros buscam, no celular, informações sobre produtos que pretendem comprar. “O celular é quase uma extensão do nosso corpo”, disse.

 

A executiva da entidade mostrou que, pelo acesso a uma infindável quantidade de dados, a GS1 consegue gerar, permanentemente, conhecimento para melhorar os padrões dos sistemas de integração, a eficiência da cadeia de suprimentos e para produzir estudos e índices cujos resultados são valiosos para o mercado.

 

Nesse sentido, a executiva da GS1 Brasil destacou a importância do cadastro, que, se bem-feito, garante um bom trabalho de automação e fluidez das informações corretas por toda a cadeia de informações, assegurando melhor controle de estoques e disponibilidade de produtos.

 

“A GS1 Brasil também disponibiliza o Cadastro Nacional de Produtos (CNP), cujas fontes de informação são as indústrias produtoras. É um banco de dados importante para garantir que as empresas usem o mesmo cadastro, facilitem a automação e o fluxo dos produtos na cadeia.”

 

Marina também abordou o valor do omnichannel, tratando da necessidade de as empresas estarem, de forma coerente, em todos os canais de contato com os clientes. “O consumidor busca, sobretudo, facilidade, por isso, as informações precisam fluir em todos os canais. Ele quer facilidade para encontrar o que procura, para efetuar os pagamentos e para adquirir os itens.”

 

A executiva ainda falou dos estudos que a empresa desenvolve, como Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial, que mede a quantidade de lançamentos e inovações feitos pela indústria, e o Índice de Automação do Mercado Brasileiro, uma espécie de “diagnóstico do uso da automação por empresas e consumidores”.

 

 Wagner Hilário é editor da Revista SuperHiper, publicação da ABRAS.

 

 

 


Veja também

A linha do tempo dos supermercados e os rumos que estão tomando

Wagner Hilário, Rio de Janeiro       Consultor Antonio Carlos Ascar &nb...

Veja mais
Diretor da Globo fala de relacionamento do consumidor na Convenção ABRAS

  Por Giseli Cabrini     Diretor da Rede Globo, Sérgio Valente   ...

Veja mais
Um supermercado para “cada cliente”

  Wagner Hilário, Rio de Janeiro      Jessie Doel, durante sua pales...

Veja mais
De olho no varejo chinês

  Giseli Cabrini, Rio de Janeiro   Consultor digital, Mathew Brennan   ...

Veja mais
Abilio Diniz diz que situação da BRF é ‘nada anormal’

São Paulo e Rio - “Nada anormal.” É assim que o presidente do Conselho de Administraç&a...

Veja mais
Vendas de supermercados avançam 4,3% no Brasil em 2017, para R$ 353 bi

Rio - Após 14 anos em São Paulo, a convenção da Associação Brasileira de Super...

Veja mais
‘Há especulação financeira por trás da situação da BRF’, diz Abilio Diniz

Rio - Presidente do conselho de administração da BRF — que reúne Sadia e Perdigão &mda...

Veja mais
Abilio Diniz é recebido como celebridade em evento de supermercados

Rio - “Calma. Não tenho segredo. Quando for falar de BRF, vou falar na frente de todo mundo. Então, ...

Veja mais
Abras lança portal de e-commerce para pequenos varejistas

Rio - A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) lançou nesta segunda-feira a plataforma Meu ...

Veja mais