GS1 Brasil detalha nível de automação do comércio brasileiro na Convenção ABRAS

Leia em 1min 50s

*Roberto Nunes

 

  

Gerente da área de Educação da GS1, Flávia Costa 

 

Mais da metade das empresas pertencentes ao setor de comércio possuem um sistema de gestão, de acordo com o mais recente Diagnóstico de Automação da GS1 Brasil. Atualmente, 53% das companhias utilizam essa ferramenta para controlar suas operações com mais eficiência. Os principais dados deste estudo, que contou com a participação de 2.169 empresas, foram apresentados pela gerente da área de Educação da GS1, Flávia Costa, durante a 51ª edição da Convenção ABRAS.


O levantamento também aponta que 31% dos entrevistados possuem um sistema para gerir o relacionamento com seus clientes (Customer Relationship Management - CRM) e 29% já exploram as funcionalidades do Business Inteligence (BI) para guiar suas estratégias. O sistema de gerenciamento de armazém (Warehouse Management System - WMS) está em 16% dos comércios. Ainda no campo da logística, 62% possuem uma padronização na comunicação com fornecedores e 41% têm sistema que dispara aviso para o setor de compras conforme o estoque diminui.


Com relação à automação aplicada ao relacionamento com o cliente, 65% das empresas disponibilizam um canal de atendimento e 25% possuem tecnologias que identificam características do perfil do consumidor, como sexo, idade e preferências, por exemplo. Deste grupo, 72% utilizam essa identificação para direcionar ofertas customizadas para cada perfil. Por fim, 20% das empresas entrevistadas compartilham dados de comportamento de compra do consumidor entre os seus diferentes canais de vendas.


O estudo da GS1 Brasil também revela que 62% das empresas possuem leitor de código de barras no check-out e 26% têm os seus caixas equipados com tecnologia que os integra ao back-office da loja. Além disso, 37% conseguem visualizar as informações do seu ponto de venda remotamente, via dispositivos móveis, e 26% já realizam algum tipo de rastreabilidade dos produtos disponibilizados aos clientes.

 


*Roberto Nunes é repórter da revista SuperHiper, publicação oficial do setor

 

 

 

 


Veja também

Responsabilidade Social é debatida na Convenção ABRAS 2017

Por Giseli Cabrini          Além de fomentar uma nova soc...

Veja mais
Convenção ABRAS 2017 debate toque feminino na gestão dos supermercados

Por Marcelo Xavier   Bloco abordou temas importantes para os supermercados, que podem contri...

Veja mais
Otimismo marca a abertura da Convenção ABRAS 2017

A abertura oficial da Convenção ABRAS 2017 reuniu mais 700 líderes do setor supermercadista na noit...

Veja mais
Painel da 51ª Convenção ABRAS traz impactos da modernização trabalhista no setor

Por Giseli Cabrini        Liberdade com proteção. Essa...

Veja mais
Bruno Marsillac destaca sintonia entre varejo e indústria para satisfazer o freguês

Por Marcelo Xavier   O vice-presidente de Autosserviço da Ambev, Bruno Marsillac, foi uma das estrelas do ...

Veja mais
Engajamento e eficiência como cultura corporativa

Por Marcelo Xavier   Head de cafeterias do Sonae, rede varejista portuguesa, Nuno Almeida mostrou como lidou com ...

Veja mais
Abertura da 51ª Convenção ABRAS reúne lideranças políticas e empresariais em Atibaia

Cerimônia de abertura da 51ª Convenção ABRAS    Presidente da ABR...

Veja mais
Brasileiro está mais preocupado com meio ambiente e bem-estar

   Felipe Mendes, da GfK   A primeira palestra realizada na Convenção ...

Veja mais
Da estrutura organizacional à estratégia de promoção: as possibilidades de prevenção

Os palestrantes trouxeram exemplos de ações de preveção de perdas que vão desde a ela...

Veja mais